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Metodologias Ativas e Criativas na Era Digital turma 1

Apresentação

Mediante uma sociedade em rápida transformação onde a inovação tecnológica e digital evolui a uma velocidade vertiginosa, a escola tem de se ajustar a esta nova realidade, inovando práticas e metodologias, sendo premente dotar e capacitar os professores do século XXI para esta mudança. É, por isso, cada vez mais crucial o conhecimento e domínio de metodologias ativas e criativas diversificadas e de recursos digitais de fácil utilização, mas com elevado potencial pedagógico, de modo a servirem de suporte e estímulo para uma melhor aprendizagem dos nossos alunos. As habilidades como o pensamento crítico e criatividade são cada vez mais importantes, sendo fundamental uma prática pedagógica pautada na educação ativa, colaborativa e inclusiva. No sentido de melhor se responder às exigências do século XXI, importa consolidar formas interativas e colaborativas de promover as aprendizagens centradas na articulação e flexibilização curriculares. Através de práticas pedagógicas de referência, iremos dirigir a nossa atenção para a promoção de aprendizagens ativas e significativas, com abordagens inclusivas, interdisciplinares e transdisciplinares, potenciadoras do desenvolvimento de competências pessoais, sociais, científicas e tecnológicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Partilhar práticas de construção integrada dos saberes na sala de aula, através do recurso a metodologias ativas e criativas potenciadoras de melhores aprendizagens; - Promover o trabalho colaborativo na implementação de uma cultura pedagógica que integra as tecnologias digitais; - Refletir sobre os papéis desempenhados pela Flexibilidade Curricular e pela Capacitação Digital de Docentes na transformação das práticas pedagógicas;

Conteúdos

- Integração transversal das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem: reflexões e partilha de práticas, metodologias ativas e criativas, projetos inovadores; - Integração, transversalidade e intencionalidade nas práticas pedagógicas; - Flexibilização e transição digital na convergência para um novo paradigma educativo. Programa: 17.00h - Abertura do seminário: Ana Cristina Madeira, Diretora do CFAE Rui Grácio; Violante Romão, Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio e António Vidal, Embaixador Digital do CFAE Rui Grácio. 17.15h – Conferência: «Metodologias Ativas e Criativas na Era Digital» Carla Lourenço (ERTE - DGE – MECI) 17.45h - Tema1: Metodologias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentas digitais - colaboração, partilha, avaliação e reflexão para melhoria das aprendizagens Irene Oliveira e docentes convidados 18.15h- Tema 2: Recursos digitais e metodologias ativas na área das Expressões Violante Romão, João Marques e docentes convidados 18.45h - Intervalo 19.15h - Mesa redonda: Consolidação do PADDE no desenvolvimento digital das Escolas Moderador: António Vidal (Embaixador Digital). Participantes: Ana Moreira (AEGE), Vítor Rocha (AEPPM), Susana Teixeira (AEVB), Gil Moreira (AEJD) 20.00h - Tema 4: O Património Cultural e a Cidadania na era digital José António Martins (Câmara Municipal de Lagos) e docentes convidados 20.30h - Encerramento: Ana Cristina Madeira, Diretora do CFAE Rui Grácio, e convidados a confirmar: Sara Coelho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lagos; José Lopes, Diretor do AEJD; Paula Couto, Diretora do AEGE; Paulo Esteves, Diretor do AE Prof.ª Piedade Matoso; Daniel Freitas, Diretor do AE Vila do Bispo.

Metodologias

- As comunicações dos oradores convidados constituem-se como momentos de integração dos enquadramentos conceptuais com ideias práticas, pedagogicamente sustentadas. - Na partilha de práticas, os intervenientes darão a conhecer à comunidade educativa estratégias implementadas, possíveis abordagens e reflexões decorrentes das orientações curriculares, da formação contínua de professores e das práticas empíricas.

Modelo

A ação será avaliada mediante um questionário online, obrigatório, a preencher pelos formandos. Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES CARLA LOURENÇO (DGE - ERTE) Carla Barros Lourenço é professora de português e alemão e possui um mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa e uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Alemães, Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE, da Direção-Geral de Educação. É membro de grupos de trabalho da Comissão Europeia e da European Schoolnet na área da Educação Digital. Na sua atividade profissional, coordenou, colaborou e realizou atividades, projetos e formação na área da integração curricular das tecnologias digitais, bem como ao nível do desenvolvimento da inovação pedagógica através da utilização de ambientes digitais no processo de ensino e aprendizagem, com vista a promover o sucesso educativo e a inclusão escolar. JOSÉ ANTÓNIO MARTINS (CML e formador do CFAE Rui Grácio) Licenciado em História, pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, concluiu um Mestrado em História Medieval, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; uma pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; um Curso de Extensão Universitária em Património Cultural, Natural e Mundial/Módulo Turismo Cultural, na Universidade Moderna; uma Especialização em Gestão do Património e Turismo Cultural pela New York University, Estados Unidos; e concluiu a parte curricular do Curso de Doutoramento em Letras (conclusão de unidades curriculares) na Universidade da Beira Interior. Atualmente, exerce as funções de Técnico Superior de História da Câmara Municipal de Lagos; Coordenador do Fórum Municipal dos Descobrimentos, Lagos; Entre 1985 e 2019 exerceu funções de Técnico Superior de Cultura; Chefe de Divisão de Cultura e Promoção Turística; Diretor de Departamento de Educação, Cultura e Informação; Diretor de Departamento de Educação, Cultura e Acão Social; Chefe de Divisão de Património Histórico e Cultural. VIOLANTE ROMÃO (Representante da AFC e formadora do CFAE Rui Grácio) Professora desde 1991 de Educação Visual e Educação Tecnológica; tendo exercido cargos como Representante de Grupo Disciplinar; Coordenadora de Departamento (AEGE); Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio; Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio; Formadora acreditada pelo CCPFC desde 2000 em Animação de Grupos; Didáticas Específicas; Inovação Educacional; Investigação-Ação e Criatividade; em Educação Inclusiva (2023). JOÃO MARQUES (AEGE - Formador CFAE Rui Grácio) Professor desde 1997 de Educação Visual e Educação Tecnológica; tendo exercido cargos como: Representante de Grupo Disciplinar; Coordenador de Departamento; Assessor da Direção; Coordenador de Equipa Pedagógica - AEGE. Formador acreditado pelo CCPFC desde 2019 em Didáticas Específicas; Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio (2022-2023). ANTÓNIO VIDAL SANTOS (Embaixador Digital e formador do CFAE Rui Grácio) Professor de Matemática no AEJD; Embaixador Digital do CFAE Rui Grácio; Formador acreditado pelo CCPFC em Didática da Matemática e Tecnologias Educativas, com larga experiência na formação de professores. IRENE OLIVEIRA (AEJD - Formadora do CFAE Rui Grácio) Irene Oliveira está acreditada nos domínios B115 - Tecnologia e Comunicação Educativa e C106 - Didácticas Específicas (Biologia e Geologia); Tem a Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, variante Geologia; Concluiu um Curso de Especialização em ensino da Geologia; Obteve uma Pós- Graduação em Recursos Digitais na Educação; É Mestranda do Instituto Politécnico de Santarém, na área de Recursos Digitais na Educação; É Coordenadora do Plano de Inovação do AE Júlio Dantas desde o ano letivo 2021/22; É Formadora da oficina de Formação “Aplicação de Ferramentas Digitais - Partilha de práticas pedagógicas para a recuperação das aprendizagens essenciais”, CCPFC/ACC-118271/22 , que completou a sua 2.ª edição com muito sucesso; É Diretora de uma turma de PCA desde o ano letivo 2021/22 e coordena a equipa de docentes na realização de projetos de intervenção, em ambientes de aprendizagem híbridos, inclusivos e inovadores.

Formador

José António de Jesus Martins

Violante Maria Mira Ferreira Romão

António Vidal Santos

Irene Domingos de Oliveira

João Luís Rocha Rodrigues Miguel Marques

Carla Barros Lourenco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 05-06-2024
Fim: 05-06-2024
Acreditação: ACD22/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas.