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Práticas gamificadas e ferramentas digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração nasceu da iniciativa dos professores do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, em articulação com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. A sociedade atual tornou-se tremendamente digitalizada, ao ponto de podermos viajar pelo mundo apenas ao clicar num botão de um recurso digital. Contemplando esta ideia, compreendemos que a nossa sociedade está profundamente interligada através de tecnologias digitais e multimédia proeminentes (Cruz & Orange, 2016), o que, inevitavelmente, se estende aos vários contextos educativos. Assim, enquanto professores, devemos ter consciência de que os nossos alunos são nativos digitais que cresceram num mundo rodeado de ferramentas tecnológicas modernas (Kivunja, 2014). Por isso, cabe aos professores implementar abordagens e metodologias digitais de forma a questionar o status quo do seu contexto educativo, provocar o pensamento critico dos seus alunos, criar ambientes de aprendizagem que estejam em conformidade com as necessidades reais dos alunos e facilitar processos de ensino-aprendizagem através de atividades, objetivos e planos claros e significativos. Com esta transformação tecnológica e digital visam-se salas de aulas ativas, colaborativas e inclusivas, nas quais os alunos desenvolvam conhecimentos e competências do século XXI.

Destinatários

Preferencialmente Professores do 1º Ciclo; grupos 110, 120 e 550, formadores e outros interessados.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Partilhar recursos e metodologias ativas e digitais potenciadoras de aprendizagens significativas e de mobilização de competências do século XXI; - Promover práticas pedagógico-didáticas que integrem as tecnologias digitais; - Refletir sobre os papéis desempenhados pelos docentes no 1.º CEB para a transformação das práticas pedagógicas através de ferramentas digitais.

Conteúdos

- Utilização em contexto de ferramentas hipermédia no processo de ensino e aprendizagem no 1.º CEB; - Transformação digital para ambientes de sala de aula motivadores, inovadores e criativos; - Mobilização de competências transversais através de ferramentas tecnológicas no 1.º CEB. PROGRAMA - Início da formação: 9h30min. - Fim da formação: 12h30min. - Exploração de diferentes ferramentas digitais e elaboração de tarefas práticas em várias plataformas educacionais: ➢ Mentimeter ➢ ClassDojo ➢ Plickers ➢ Genially ➢ LearningApps ➢ Bouncy Balls ➢ Quizziz ➢ Sagas da Claire NOTA: os recursos podem variar ao longo da formação, consoante a necessidade dos formandos e a sua competência digital. Prevê-se que os formandos utilizem e criem as plataformas acima mencionadas, com o intuito de refletirem sobre como estas se podem inserir nas suas práticas diárias em sala de aula.

Metodologias

Durante a partilha de práticas e recursos, o interveniente dará a conhecer aos formandos estratégias, abordagens e ferramentas, decorrentes das orientações curriculares, da formação contínua de professores e das práticas empíricas para a transformação e desenvolvimento digital.

Modelo

A ação será avaliada mediante um trabalho a realizar durante a formação, sendo apresentada aos restantes membros e submetida, posteriormente, ao formador através da utilização de umas das ferramentas digitais disponibilizadas. Os formandos preencheraõ um questionário em Google Forms do CFAE Rui Grácio relativo à formação e à sua relevância para a profissão.

Observações

FORMADOR: CLÁUDIO FILIPE FERNANDES SANTOS Licenciou-se em Línguas e Culturas Estrangeiras pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde também frequentou o Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. É Pós-graduado em Educação Especial pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Encontra-se atualmente no 2º ano do Doutoramento em Educação na Universidade de Santiago de Compostela. Sendo professor certificado nos grupos de recrutamento 120 - Inglês e 910 - Educação Especial, exerceu funções de professor de Inglês do Ensino Básico na escola básica pública de Almodôvar, Alentejo, Portugal, desde o ano letivo 2021-2022 até ao ano letivo 2022-2023. Também lecionou Inglês no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no Colégio Ibérico de Gaia, polo "Nossa Senhora de Fátima", localizado no distrito do Porto (ano 2023) e atualmente trabalha como professor de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível curricular do 3º e 4º ano, na escola básica pública de Vila do Bispo, Algarve, Portugal. No seguimento das ideias da sua tese de mestrado sobre o desenvolvimento de Soft Skills através da Gamificação, a sua tese de doutoramento centra-se agora em experiências de aprendizagem gamificadas para o desenvolvimento de Future Skills através de uma abordagem transformadora dos ambientes de ensino do Inglês de 1.º CEB.

Formador

Cláudio Filipe Fernandes Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-07-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 12-07-2024
Fim: 12-07-2024
Acreditação: ACD 25-23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica de S. Vicente - Vila do Bispo