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Educar para a Inclusão: Proteger X Preparar turma 1

Apresentação

Esta ação de formação é da iniciativa da CPCJ de Lagos, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, o Centro Cultural de Lagos e o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. As conferências e o debate previsto têm como objetivos: Sensibilizar a Comunidade Escolar (docentes e não docentes) para a Inclusão no Ensino e na Aprendizagem; Proporcionar a Capacitação técnica dos Profissionais ao nível da matéria na área da Infância e Juventude; Proporcionar momentos para refletir em conjunto sobre o modelo educativo e sobre os hábitos e padrões de comportamento junto das crianças e jovens, quer nos momentos de lazer (família e amigos), quer nos momentos letivos e no espaço-escola.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial; Comissários das CPCJ’s; Técnicos de intervenção psicossocial e técnicos superiores das escolas e das autarquias

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Sensibilizar os intervenientes para a necessidade de alterar hábitos e comportamentos das famílias, equipamentos infantis e escolas no sentido de fomentar hábitos mais saudáveis, ativos e de maior autonomia junto das crianças e jovens; - Promover a Inclusão na Comunidade, através da ação conjunta de Entidades com competência em matéria de Infância e Juventude.

Conteúdos

- A qualidade de vida das crianças e jovens; - Correlação entre o proteger/ensinar e o superproteger / "desensinar"; - Novas políticas públicas para a comunidade, famílias e escolas; - A ação conjunta e estratégica dos técnicos e profissionais educativos na área da Infância. PROGRAMA / CONFERÊNCIAS - 18 DE SETEMBRO 14h00 - Receção aos participantes 14h30 - Sessão de abertura/Momento cultural 15h00 - Dr. Tiago Malta "Adultos conscientes, crianças felizes" De que forma o conhecimento e a consciência podem ajudar-nos a educar a próxima geração 16h15 - Coffee Break 16h45 - Dra. Sofia Santos "EDUCAR para a INCLUSÃO: (sobre)proteger ou preparar?" 18h00 - Encerramento

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Formação em formato de palestra, moderada por especialistas da área da promoção do bem-estar nas crianças e jovens; Componente prática com base na seguinte metodologia: Momento dedicado a discussão e perguntas e respostas.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Anexo(s)

Observações

FORMADORES: DR.ª SOFIA SANTOS Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação. Mestrado em Educação Especial. Doutoramento em Motricidade Humana, na especialidade de Educação Especial. Membro da UIDEF - Instituto da Educação. Autora e co-autora de diversos artigos científicos publicados em revistas da especialidade. Preletora em inúmeros eventos nacionais e internacionais. Áreas de Interesse: Educação Inclusiva e Reabilitação Psicomotora. Lecionação, investigação e extensão â comunidade focada na concetualização, avaliação e intervenção com grupos vulneráveis, particularmente no campo da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), para a mudança de atitudes face a estas pessoas. Proponente de uma nova terminologia baseada numa abordagem de e para a capacitação. Direitos, funcionalidade, comportamento adaptativo, participação socio académica e política, transição para a vida adulta e ativa vs. emprego, o ajustamento dos apoios como ponte para a vida na comunidade, qualidade de vida e autodeterminação são tópicos a que se dedica. A avaliação dos interesses socioculturais, a validação de instrumentos (e.g., versões portuguesas da Escala de Comportamento Adaptativo, Escala de Intensidade de Apoios, Escala de Autodeterminação, Inventário de Autodeterminação, Escala Pessoa de Resultados e de San Martin etc.), e a avaliação e monitorização da eficácia de programas de intervenções  (pré-pós) são outras linhas de investigação. Atividade física adaptada e envelhecimento das pessoas com DID também fazem parte do CV. Experiência na orientação de estagiários, mestrandos e doutorandos nas áreas educativas e de reabilitação psicomotora. Consultora em várias entidades nacionais e internacionais. Membro do comité de Peritos do 2021' IDD Manual of the American Association on Intellectual and Developmental Disability (AAIDD). Membro do SIG (Supports International Group) e da IASSID. Vencedora de vários prémios: 2016 AAIDD International Award, 2017 Prémio Científico CGD da Universidade de Lisboa, e em 2019 uma Menção honrosa na 1ª Edição do Prémio de Investigação Científica da área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda (AFID). Editor-chefe da revista A Psicomotricidade entre 2003 and 2018. Editor Associada em várias revistas internacionais (e.g., Health and Quality of Life Outcomes). Revisora em revistas nacionais e internacionais da especialidade.   DR. TIAGO MALTA Licenciatura: Fisioterapia Pós-Graduação: Osteopatia  Mestrado:  Psiconeuroimunologia Outras Habilitações: Certificado em Parentalidade Consciente Especialista em Psiconeuroimunologia Clínica Facilitador de Parentalidade Consciente Co-fundador da SAN – Saúde Integrativa

Formador

Sofia Santos

Tiago Malta

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-09-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 18-09-2024
Fim: 18-09-2024
Acreditação: ACD1/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Centro Cultural de Lagos