Mediação entre pares: um projeto para Escolas Inclusivas na Era Digital turma 1
Apresentação
No Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, o Centro de Formação Dr. Rui Grácio, membro da rede de centros/escolas associadas da Unesco, lança a oficina de formacao "Mediação Entre Pares: um projeto de Educação Inclusiva na Era Digital", em parceria com o Agrupamento de Escolas Gil Eanes, no quadro do projeto europeu Erasmus+ "Inclusive Schools through Mediation", cofinanciado pela União Europeia. A escola é um espaço social com complexas relações entre indivíduos, onde, naturalmente, os conflitos surgem. Na era digital, esses conflitos assumem não apenas o formato presencial, mas também o online, refletindo a necessidade de uma abordagem diferente na sua resolução. O problema não está no conflito em si, mas na forma como o concebemos e resolvemos. Como menciona Costa (2006, p.19), “A convivência pacífica existe quando não se reprimem ou ignoram os conflitos, mas antes quando se lida com as situações recorrendo a habilidades”. A mediação de conflitos entre pares é um instrumento para apoiar as escolas na transformação pacífica dos conflitos e na educação para a convivência, advogando pelos resultados positivos nas habilidades relacionais e do clima social da escola. Através da mediação, os atores envolvidos num conflito são convidados a sentar-se voluntariamente com uma terceira parte neutra, o aluno mediador, para discutir o problema e chegar a um acordo de forma positiva e colaborativa. No entanto, é necessário efetuar uma análise das necessidades da escola, sensibilizar a comunidade educativa, estabelecer protocolos de ação adequados, incluindo a formação de todas as partes (docentes e discentes), e incluir a mediação no plano de atuação da Escola. A mediação pode desempenhar uma função social com efeitos a curto, médio e longo prazos: os alunos adquirem e desenvolvem competências socioemocionais, contribuindo para uma sociedade mais justa, pacífica e sustentável.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial..
Objetivos
1. Melhorar as competências-chave dos professores e outros profissionais, a fim de promover um método de mediação escolar, em que os alunos são os protagonistas da resolução dos seus conflitos, com base no respeito e na aceitação da diversidade. 2. Trocar experiências, boas práticas e metodologias entre organizações e profissionais de diferentes instituições, para educar os estudantes em competências sociais e de mediação para a resolução pacífica de conflitos. 3. Trabalhar o conceito de conflito a fim de conhecer diferentes abordagens de gestão, através de um processo de mediação. 4. Produzir guiões e roteiros de mediação entre pares, com recurso a ferramentas digitais. 5. Facilitar a melhoria da convivência escolar nas escolas participantes através da implementação, desenvolvimento e melhoria de um serviço de mediação escolar, com o objetivo de resolver pacificamente os conflitos entre pares. 6. Disseminar os produtos realizados com recurso a ferramentas digitais.
Conteúdos
Fase 1 0. Informações gerais sobre a formação. 1. Compreender os conflitos 1.1. Abordagens do conflito 1.2. Diferentes abordagens da gestão de conflitos 1.3. Atitudes face ao conflito 1.4. Elementos do conflito Avaliação do módulo: padlet (colaboração e partilha) 2. A mediação como meio de resolução pacífica de conflitos 2.1. Origem e breve história da mediação 2.2. Definição e características 2.3. Perfil do mediador Avaliação: mentimeter (colaboração e partilha) 3. O processo de mediação 3.1. A mediação como “ferramenta” privilegiada para a gestão de conflitos 3.2. As etapas da mediação 3.3. Alguns conselhos e ideias úteis 3.4. Dramatizações e prática 3.5. Boas práticas: Modelo IES Portada Alta Avaliação: Kialo (colaboração e partilha) 4. Inteligência emocional 4.1. Importância das emoções 4.2. Reconhecer as emoções 4.3. Regular as emoções 4.4. Estilos de comunicação 4.5. Escuta ativa 4.6. Mensagens com “eu” 4.7. Assertividade 4.8. Empatia 4.9. Comunicação não verbal Avaliação do módulo: quizziz (resolução de questionário) 5. 9 Passos para implementar um Programa de Mediação Avaliação: Miro (colaboração e partilha) Fase 2 • Implementação de um projeto de mediação entre pares (trabalho autónomo). Produção de guiões e roteiros de mediação entre pares, com recurso a ferramentas digitais Fase 3 • Apresentação do projeto implementado, com recurso a ferramentas digitais. • Avaliação final da formação.
Metodologias
SESSÕES PRESENCIAIS/ONLINE: A oficina terá a duração de 30 horas presenciais organizadas em três etapas: componente presencial conjunta e componentes online síncronas e assíncronas. Ao longo destas sessões serão explorados os conteúdos teórico-práticos e, também, é feita a orientação para a elaboração de um projeto de mediação, com recurso a ferramentas digitais, a implementar nas instituições de origem dos formandos. (27 horas). A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta ou online síncrona, do relatório crítico do formando sobre o projeto implementado. (3 horas presenciais) TRABALHO AUTÓNOMO: • construção de documentos orientadores para alunos e professores, com recurso a ferramentas digitais; • construção de materiais pedagógicos, com recurso a ferramentas digitais; • Implementação de um projeto de mediação, com recurso a ferramentas digitais; • Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e a sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (30 horas autónomas)
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um projeto de mediação idealizado e implementado na instituição de origem, com recurso a ferramentas digitais, assim como a sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos e da própria instituição. Avaliação final do formando: • Ponderações: 50% (participação nas sessões - inclui avaliação de cada módulo); 40% (projeto desenvolvido/implementado); 10% (relatório final do formando). • Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Costa, E. P. (2019). Mediação de conflitos na Escola: Teoria à Prática. Porto: Edições Universitárias Lusófonas. Serna, J. G. (2012). Mediación en la Práctica: manual de implantación de un servicio de mediación escolar. Málaga: IES Portada Alta. Soares, M. N. (2019). A Educação para a Convivência na Escola. Porto: Novas Edições Académicas. Torrego, J. (2008a.). Mediación y resolución de conflictos en Instituciones Educativas. Santiago de Chile: Fundación Creandi Futuro.
Observações
FORMADORES MÁRIO GUEDES Mário Guedes é formador experiente de didáticas específicas e de TIC. Tem experiência na formação inicial de professores e na implementação de projetos nacionais e internacionais de desenvolvimento profissional dos professores. Coordenou e participou em inúmeros projetos Comenius e Erasmus (desde 1998) e desempenhou durante seis anos as funções de Embaixador eTwinning para a região do Algarve (2017-2023). É membro da Comissão Pedagógica do CFAE Rui Grácio e é coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação". É Mestre em Ciências da Educação (Informática Educacional), o que lhe permitirá assegurar os aspetos tecnológicos desta ação de formação em regime e-learning, o uso de ferramentas digitais na formação e o apoio aos formandos para a produção de conteúdos em diferentes suportes digitais. PATRÍCIA ALMEIDA Patrícia Almeida é licenciada em Educação Social com especializações na área da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e nas Práticas Artísticas para a Inclusão Social. Atualmente, é Educadora Social na EB das Naus, Lagos, onde se dedica a projetos de mediação de conflitos, mediação familiar e mediação artística. Coordena o Gabinete de Mediação da escola, onde é responsável pela formação da equipa de professores nesta área. É subcoordenadora e especialista do projeto Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação", estando envolvida na implementação de atividades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores na área da mediação de conflitos.
Formador
Mário Miguel Pereira Guedes
Patricia Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-09-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 21-09-2024 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |