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Oficina de Pedagogia da Expressão Teatral turma 1

Apresentação

A oficina de pedagogia da expressão teatral abrange áreas essenciais como expressão corporal, voz, encenação e interpretação, proporcionando aos professores ferramentas para a sua prática pedagógica. Ao adquirirem técnicas vocais, consciencialização e uso o adequado do diafragma, os professores não apenas aprendem a utilizar a voz de forma saudável, evitando possíveis lesões, mas também aperfeiçoam significativamente a eficácia da comunicação. Esta formação visa não apenas melhorar aspetos técnicos, mas também enriquecer a experiência educacional de diversas formas. Ao desenvolver a criatividade, fomentar o envolvimento dos alunos e desenvolver competências interpessoais, os professores tornam-se mais capacitados para enfrentar desafios na sala de aula. Além disso, a melhoria da autoconfiança é uma consequência direta, refletindo-se em uma diversificação de métodos de ensino e na promoção de aptidões sociais e emocionais. A formação em expressão dramática desempenha um papel crucial na promoção da qualidade e dinâmica do ensino, habilitando os educadores com competências multifacetadas que transcendem as barreiras tradicionais da sala de aula.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

A oficina desafia os educadores a explorar os recursos do teatro na educação. Projetada para oferecer aos docentes uma imersão ágil nas práticas teatrais, a oficina vai além do conhecimento, procurando inspirar o desenvolvimento pessoal. Neste palco de aprendizagem e experimentação, a expressão, comunicação e sensibilidade assumem papéis centrais, promovendo uma conexão mais profunda com o potencial artístico de cada participante. A essência da oficina reside na sensibilização dos educadores para as práticas artísticas, destacando o teatro como uma ferramenta poderosa para desvendar as complexidades do mundo e das relações humanas. Como experiência enriquecedora, visa catalisar uma evolução constante na expressão e comunicação, pretendendo-se capacitar os docentes com técnicas de utilização da voz e domínio do diafragma para uma aplicação eficaz na docência. Ao utilizar o teatro como pano de fundo pedagógico, a oficina inspira uma abordagem mais humana e significativa ao formando.

Conteúdos

A presente oficina de formação representa uma oportunidade única para os docentes se tornarem não apenas em transmissores de conhecimento, mas também catalisadores do potencial artístico e humano dentro de si, refletindo diretamente nos seus alunos. Em cada momento da oficina, a promessa é clara: uma exploração que transcende os limites dos livros, transformando o palco da sala de aula num espaço vibrante de expressão, criatividade e aprendizagem. A oficina de pedagogia da expressão teatral procura integrar o teatro na educação, estabelecendo uma conexão eficaz entre arte e o ensino. Priorizando o rápido entendimento das práticas teatrais pelos docentes, enfoca o crescimento pessoal em expressão, comunicação e sensibilidade. Destaca o teatro como meio de aprofundar a compreensão do mundo e promove uma evolução contínua nas aptidões de expressão e comunicação. Utiliza o teatro como ferramenta privilegiada para alcançar objetivos pedagógicos e humanos. Esta formação procura enriquecer a prática educacional, estabelecendo uma ligação significativa entre arte e educação, impactando positivamente a expressão, comunicação e compreensão das relações humanas. Em cada momento da oficina, a promessa é clara: - O palco da sala de aula como espaço vibrante de expressão, criatividade e aprendizagem; - Integração do teatro na educação: uma conexão eficaz entre arte e o ensino; - Crescimento pessoal em expressão, comunicação, sensibilidade e entendimento das práticas teatrais; - O teatro como meio de aprofundar a compreensão do mundo e promover uma evolução contínua nas aptidões de expressão e comunicação; - O teatro como ferramenta privilegiada para alcançar objetivos pedagógicos e humanos; - Enriquecimento da prática educacional, estabelecendo uma ligação significativa entre arte e educação, impactando positivamente a expressão, comunicação e compreensão das relações humanas.

Metodologias

A formação presencial será primordialmente focada na construção da personagem, sustentada com exercícios no âmbito da voz, com uma posterior análise dramatúrgica, cujo resultado se apresenta num exercício de interpretação dos formandos de vários textos selecionados. Esta será uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para a implementação de metodologias de expressão dramática na aula (12 horas). A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão online síncrona, do relatório crítico do formando sobre as metodologias de expressão dramática implementadas na prática pedagógica (3 horas online síncronas). Trabalho Autónomo: - Implementação de metodologias de expressão dramática na sala de aula; - Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (15 horas autónomas)

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: • Ponderações: 25% participação nas sessões  e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Boal, Augusto. (2015) Jogos para Atores e Não Atores. São Paulo: Edições Sesc.Lopes, J, Silva H. (2022). Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula, um guia prático para o formador, editora Pactor.Cosme, A (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora.Spolin, Viola. (2012) Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Editora Perspetiva S.A

Observações

FORMADOR: ADÉRITO LOPES Adérito Lopes tem larga experiência como formador e possui o Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes – Especialização: Teatro; Mestrado em Teatro / Artes Performativas – Especialização: Interpretação; Pós-Doutoramento em Teatro – Especialização: Ensino Artístico; Curso Profissional de Interpretação/Teatro; Obteve o Título de Especialista em Artes, Teatro e Interpretação, atribuído pelo IPL - Instituto Politécnico de Lisboa, em 2024. Iniciou o seu percurso no Grupo de Teatro Independente O Palmo e Meio e a Oficina/Atelier: Espaços e Expressões na Comuna (Lisboa). Realizou formações com Águeda Sena; Alfredo Brissos; André Cerqueira; Bruno Bravo; Cecília Sousa; Filipe Crawford; Guillermo Heras; João Mota; Natália Luíza; Paulo Raposo; Sandra Machado e Vladislav Pazi. Estreia-se como profissional, em 2001, no Teatro Experimental de Cascais. Trabalhou sob a direção de nomes, como: Águeda Sena; Bruno Bravo; Carlos Avilez; Carlos Pessoa; Castro Guedes; Fernando Jorge Lopes; Filipe La Féria; Guillermo Heras; Hélder Costa; João Lourenço; Joaquim Benite; José Martins; Maria do Céu Guerra; Paula Sousa, Rita Lello e Rui Luís Brás. Participa em projetos cinematográficos e com regularidade em produções televisivas. Foi finalista da 1.ª edição do Projeto Novos Atores, São Luiz Teatro Municipal, Jorge Salavisa. Ganhou o Prémio Especial do Júri FITA 2014 – Maria do Céu Guerra, Adérito Lopes e o grupo A Barraca. FITA- Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis, Brasil. É Professor Coordenador do curso de Interpretação do IDS - Escola Profissional. É Ator residente no grupo A Barraca desde 2008.

Formador

António Adérito Borges Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-10-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 26-10-2024 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 09-11-2024 (Sábado) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
4 16-11-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
Início: 26-10-2024
Fim: 16-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123450/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos