Como Intervir nas Perturbações do Espetro do Autismo turma 2
Apresentação
O processo de inclusão de crianças e jovens com perturbações do espetro autista (PEA) é uma realidade em contexto escolar e acontece quer com a criança/jovem a frequentar a sala de aula em conjunto com o grupo/turma quer em unidades de ensino estruturado. Estas crianças apresentam perfis de funcionalidades muito díspares e características muito peculiares que devem ser do conhecimento de todos os profissionais de educação. Este conhecimento permite que o profissional de educação não só compreenda melhor a população com PEA, conseguindo sensibilizar e informar o grupo/turma onde elas se encontram inseridas, assim como lhe possibilita uma adequada intervenção pedagógica. É pertinente que a formação contínua de professores incida sobre áreas específicas de intervenção no âmbito da educação especial.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
- Conhecer as características clínicas da população com PEA. - Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula. - Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens. - Organizar e desenvolver programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA.
Conteúdos
1- Caracterização das Perturbações do Espetro Autista. 1.1- Noção de espetro do autismo do autismo de Canner ao autismo de elevado funcionamento. 1.2- Critérios de avaliação diagnóstica nas PEA (DSM5). 1.3- Características Clínicas 1.3.1- A tríade clínica 1.3.2- Sensibilidade sensorial 1.3.3- Capacidades cognitivas 1.3.4- Disfunção motora 2- A intervenção em diferentes contextos educativos. 3- Estratégias para a promoção de aprendizagens. 4- Elaboração de programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA O Dec. Lei 54/2018, alterado pela Lei 116/2019 de 13 de setembro. 5- Apresentação de casos.
Metodologias
A presente ação de formação será orientada com sessões teóricas e sessões teórico-práticas em que os formandos participarão na resolução de questões e problemas colocados no decorrer da sessão em pequenos grupos. A formação pode ser ministrada on-line.
Avaliação
Os formandos deverão apresentar um trabalho escrito individual, num tema relacionado com a formação ministrada e acordado com a formadora. As classificações são atribuídas na escala de 1 a 10 com a respetiva menção qualitativa, de acordo com o n.º 2 do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online (obrigatória). O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Attwood, T. (2010). Tudo sobre a síndrome de Asperger (M. Pessegueiro, C. Ferreira e M. J. Ferreira, Trad.). Lisboa: Verbo (Obra original publicada em 2007).Attwood, T., Faherty, C., Wagner, S., Iland, L., Wrobel, M., Bolick, T., Myers, J. M., Snyder, R., & Temple, G. (2011). Asperger no feminino (S. F. Lopes, Trad.). Lisboa: Verbo (Obra original publicada em 2006).Attwood, T., Faherty, C., Wagner, S., Iland, L., Wrobel, M., Bolick, T., Myers, J. M., Snyder, R., & Temple, G. (2011). Asperger no feminino (S. F. Lopes, Trad.). Lisboa: Verbo (Obra original publicada em 2006).De Lima, Cláudia Bandeira. (2012). Perturbações do Espetro do Autismo. Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel - edições técnicas.
Observações
Formadora: EDUARDA MARIA DE ALMEIDA MIMOSO CORREIA
Formador
Eduarda Maria de Almeida Mimoso Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-09-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 27-09-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 04-10-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online síncrona |