O Ti-Python no desenvolvimento do Pensamento Computacional nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário turma 1
Apresentação
As atuais Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário promovem o recurso à algoritmia, em sala de aula, como meio para desenvolver o pensamento computacional. Esta prática, essencial no ensino e na aprendizagem da Matemática, ajuda os alunos a perceberem ideias/conceitos matemáticos, a raciocinarem, a resolverem problemas e a comunicarem. Para que, neste âmbito, novos recursos e práticas sejam rentabilizados para a aprendizagem dos alunos, torna-se necessário que os professores os conheçam, analisem, discutam a sua utilidade, façam uma reflexão sobre a melhor maneira de os integrarem na sua prática de sala de aula e construam materiais adequados às aprendizagens essenciais. Assim, torna-se importante que os professores atualizem conhecimentos nesta área, onde se inclui a algoritmia, a programação e ambientes STE(A)M, utilizando recursos como o Python (Turtle, Micro:bit, Rover) explorados de forma gradual, visando proporcionar aos professores o conhecimento das potencialidades destas tecnologias através de atividades contextualizadas. Este curso surge essencialmente para dar resposta às necessidades de formação manifestadas pelos professores que lecionam a disciplina de Matemática no Ensino Secundário e, por esta razão, reveste-se de grande importância para o plano de formação do Centro de Formação da APM.
Destinatários
Professores do grupo 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500.
Objetivos
Promover o debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; - Desenvolver, nos professores que lecionam Matemática, a capacidade para programarem em Python, tirando partido da Tecmologia Ti-Nspire CX II-T; Promover a exploração e criação de novos cenários de aprendizagem STE(A)M, em sala de aula, com recurso à programação Python; Promover a construção de atividades experimentais e de simulação que desenvolvam aprendizagem essenciais de Matemática; Incentivar a reflexão sobre as vantagens da utilização da tecnologia em geral e da Tecmologia Ti-Nspire CX II-T em particular nas atividades de ensino-aprendizagem; Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de materiais e de experiências entre os professores contribuindo para a sua formação.
Conteúdos
Este curso de formação pretende, consciencializar os professores para o papel da programação em Python no desenvolvimento de aprendizagens essenciais de Matemática e do Pensamento Computacional. Pretende-se que os professores adquiram de uma forma gradual, competências ao nível da programação, desenvolvam conhecimento do código da linguagem de programação Python, planifiquem tarefas a implementar com os alunos, e contactem com diversas experiências de aprendizagem, mediadas pelo Python, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos curriculares do Ensino Secundário. Organização da formação: 8 sessões síncronas (de 2h cada total de 16h) Organização e dinâmica do trabalho a realizar ao longo da formação; Aprofundamento do conhecimento, criação de debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; Exploração, investigação, criação, experimentação, partilha e reflexão acerca de tarefas matemáticas; Elaboração de tarefas, que envolvam a linguagem e programação em Python, para implementar em sala de aula; Partilha e discussão dos trabalhos realizados em contexto de formação; Avaliação da formação. 3 sessões assíncronas (de 3h cada - total de 9h) Análise das atuais orientações curriculares de Matemática para o ensino Secundário; Exploração e reflexão acerca da pertinência de determinadas tarefas matemáticas. Construção de tarefas que envolvam a linguagem de programação Python; Partilha dos trabalhos realizados, na plataforma de apoio à formação.
Metodologias
A ação terá uma duração de 25 horas, distribuídas por 11 sessões: 8 sessões síncronas (16 h) e 3 sessões assíncronas (9 h). As sessões síncronas têm como objetivo a apresentação do curso e do trabalho a realizar/realizado ao longo da formação, mas essencialmente a de abordagens teórico-práticas ao tema da formação através da exploração de tarefas e/ou de recursos, ou ainda da análise e reflexão de situações propostas. As dinâmicas de formação nas sessões síncronas centram-se no recurso a salas de trabalho simultâneas para potenciar o trabalho em grupo e a discussões em grande grupo. Nas sessões assíncronas será solicitado aos formandos que analisem documentos, realizem leituras reflexivas e construam recursos didáticos com a tecnologia Ti-Nspire CX II-T. 8 sessões síncronas (de 2h cada – total de 16h) • Organização e dinâmica do trabalho a realizar ao longo da formação; • Aprofundamento do conhecimento, criação de debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; • Exploração, investigação, criação, experimentação, partilha e reflexão acerca de tarefas matemáticas; • Elaboração de tarefas, que envolvam a linguagem e programação em Python, para implementar em sala de aula; • Partilha e discussão dos trabalhos realizados em contexto de formação; • Avaliação da formação. 3 sessões assíncronas (de 3h cada - total de 9h) • Análise das atuais orientações curriculares de Matemática para o ensino Secundário; • Exploração e reflexão acerca da pertinência de determinadas tarefas matemáticas. • Construção de tarefas que envolvam a linguagem de programação Python; • Partilha dos trabalhos realizados, na plataforma de apoio à formação.
Avaliação
A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos estarão distribuídos da seguinte forma: 60% (participação nas sessões síncronas e nos momentos de trabalho assíncrono; realização das tarefas propostas) 40% (reflexão crítica individual)
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Carvalho e Silva, J., Rodrigues, A., Domingos, A., Albuquerque, C., Cruchinho, C., Martins, H., Almiro, J., Gabriel, L., Graça Martins, M. E., Santos, T., Filipe, N., Correia, P., Espadeiro, R. G., & Carreira, S. (2023). Aprendizagens Essenciais de Matematica do Ensino Secundário. Direção Geral da Educação - Ministério da Educação. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioGomes, A., & Santos, J. (2019). Algoritmia, Programação e Robótica com a TI-Nspire CX II-T.Menezes, N. N. C. (2019). Introdução à Programação com Python. NovatecOliveira Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, J. V., Carrillo, J., Silva, L., Encarnação, M. M., Horta, M. J., Calçada, M. T., Vieira Nery, R., & Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Direção Geral da Educação - Ministério da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfThe National Council of Teachers Mathematics. (2017). Príncipios para a Ação: Assegurar a todos o sucesso em matemática. Associação de Professores de Matemática.
Observações
FORMADORES: ANTÓNIO VIDAL JACINTO SALGUEIRO Formação Académica e Formação Profissional: Licenciado em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com média final de 14 valores concluída em 15 de junho de 1995 tendo feito estágio integrado na Escola Secundária de Santo André – Barreiro no ano lectivo de 1994/1995. Para além disso possuo o estatuto de formador passado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo CCPFC/RFO-06787/98 de 10 de julho de 1998. Como professor tenho frequentado cursos e oficinas formação acreditadas dando prioridade a ações de formação que se relacionam com o uso de tecnologias em sala de aula. No âmbito das novas aprendizagens essenciais da matemática, que tiveram início no ano letivo 2022-2023, do ensino básico frequentei a ação de capacitação para formadores. Atividade Profissional e Cargos Desempenhados Leciono a disciplina de Matemática desde o ano lectivo de 1994/1995 até ao ano lectivo de 2023/2024 ao 3º Ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário sendo professor do Quadro do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo a desde 01 de Setembro de 1996. No ano lectivo 1998/1999 fui assistente convidado na Universidade de Évora onde leccionei as cadeiras semestrais de Avaliação Escolar e Métodos e Técnicas de Acção Educativa. Neste mesmo ano lectivo fui orientador pedagógico, pela Universidade de Évora, de 3 núcleos de estágio da licenciatura em Ensino da Matemática. No ano letivo 1999/2000 fui Vice-Presidente da Comissão Provisória da Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Nos anos letivos 2001/2002 e 2002/2003 fui orientador de estágio, na escola secundária de Montemor-o-Novo, de dois núcleos de estágio do curso de Ensino de Matemática da Universidade de Évora. Nos anos letivos de 2009/2010 a 2011/2012 fui professor de uma Turma Piloto, no 7º, 8º e 9º ano de escolaridades, na implementação do Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico. Atividades como formador: Dinamizei ações e oficinas de formação de forma sistemática. A generalidade delas na representação do Grupo de Trabalho T3 da Associação de Professores de Matemática e sempre viradas para a utilização da tecnologia em sala de aula. e) Projetos que animou ou em que colaborou. Tenho estado integrado no Grupo de Trabalho T3 da APM desde 1998 e vo anos letivos 2018/2019 a 2023/2024 tenho desenvolvido o projeto “Ciências com Arte” do programa Ciência Viva na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Atividades de Investigação e Trabalhos Publicados Desde março de 1998 que integro um grupo de trabalho denominado Grupo de Trabalho T3 apoiado pela Associação de Professores de Matemática e pela Texas Instruments. Com este grupo tenho publicado três Brochuras intituladas “Modelação no Ensino da Matemática – Calculadora, CBL e CBR”, “Geometria com Cabri-Geometre” e “Estatística e Calculadoras Gráficas”, cujo editor foi a Associação de Professores de Matemática. Dentro do projecto “Boas Práticas Boa Esperança” sou coautor da publicação com o título “Uma experiência de construção curricular para um curso de formação profissional inicial”. Esta publicação foi editada pelo Instituto de Inovação Educacional. Publiquei também, dentro do mesmo programa, um trabalho realizado, na sala de aula, com os alunos do 9º ano mais um que consiste num jogo didáctico e foi divulgado pelo mesmo Instituto no CD-Rom “Envelope 1”. Filiação em Associações Sou o sócio nº 3743 da Associação de Professores de Matemática desde 1994 e pertenci à direcção desta associação entre outubro de 2001 e outubro de 2003.
Formador
António Vidal Santos
JACINTO JAIME FILIPE SALGUEIRO
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 07-02-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |