286

O Ti-Python no desenvolvimento do Pensamento Computacional nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário turma 1

Apresentação

As atuais Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário promovem o recurso à algoritmia, em sala de aula, como meio para desenvolver o pensamento computacional. Esta prática, essencial no ensino e na aprendizagem da Matemática, ajuda os alunos a perceberem ideias/conceitos matemáticos, a raciocinarem, a resolverem problemas e a comunicarem. Para que, neste âmbito, novos recursos e práticas sejam rentabilizados para a aprendizagem dos alunos, torna-se necessário que os professores os conheçam, analisem, discutam a sua utilidade, façam uma reflexão sobre a melhor maneira de os integrarem na sua prática de sala de aula e construam materiais adequados às aprendizagens essenciais. Assim, torna-se importante que os professores atualizem conhecimentos nesta área, onde se inclui a algoritmia, a programação e ambientes STE(A)M, utilizando recursos como o Python (Turtle, Micro:bit, Rover) explorados de forma gradual, visando proporcionar aos professores o conhecimento das potencialidades destas tecnologias através de atividades contextualizadas. Este curso surge essencialmente para dar resposta às necessidades de formação manifestadas pelos professores que lecionam a disciplina de Matemática no Ensino Secundário e, por esta razão, reveste-se de grande importância para o plano de formação do Centro de Formação da APM.

Destinatários

Professores do grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500.

Objetivos

– Promover o debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; - Desenvolver, nos professores que lecionam Matemática, a capacidade para programarem em Python, tirando partido da Tecmologia Ti-Nspire CX II-T; – Promover a exploração e criação de novos cenários de aprendizagem STE(A)M, em sala de aula, com recurso à programação Python; – Promover a construção de atividades experimentais e de simulação que desenvolvam aprendizagem essenciais de Matemática; – Incentivar a reflexão sobre as vantagens da utilização da tecnologia em geral e da Tecmologia Ti-Nspire CX II-T em particular nas atividades de ensino-aprendizagem; – Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de materiais e de experiências entre os professores contribuindo para a sua formação.

Conteúdos

Este curso de formação pretende, consciencializar os professores para o papel da programação em Python no desenvolvimento de aprendizagens essenciais de Matemática e do Pensamento Computacional. Pretende-se que os professores adquiram de uma forma gradual, competências ao nível da programação, desenvolvam conhecimento do código da linguagem de programação Python, planifiquem tarefas a implementar com os alunos, e contactem com diversas experiências de aprendizagem, mediadas pelo Python, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos curriculares do Ensino Secundário. Organização da formação: 8 sessões síncronas (de 2h cada – total de 16h) • Organização e dinâmica do trabalho a realizar ao longo da formação; • Aprofundamento do conhecimento, criação de debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; • Exploração, investigação, criação, experimentação, partilha e reflexão acerca de tarefas matemáticas; • Elaboração de tarefas, que envolvam a linguagem e programação em Python, para implementar em sala de aula; • Partilha e discussão dos trabalhos realizados em contexto de formação; • Avaliação da formação. 3 sessões assíncronas (de 3h cada - total de 9h) • Análise das atuais orientações curriculares de Matemática para o ensino Secundário; • Exploração e reflexão acerca da pertinência de determinadas tarefas matemáticas. • Construção de tarefas que envolvam a linguagem de programação Python; • Partilha dos trabalhos realizados, na plataforma de apoio à formação.

Metodologias

A ação terá uma duração de 25 horas, distribuídas por 11 sessões: 8 sessões síncronas (16 h) e 3 sessões assíncronas (9 h). As sessões síncronas têm como objetivo a apresentação do curso e do trabalho a realizar/realizado ao longo da formação, mas essencialmente a de abordagens teórico-práticas ao tema da formação através da exploração de tarefas e/ou de recursos, ou ainda da análise e reflexão de situações propostas. As dinâmicas de formação nas sessões síncronas centram-se no recurso a salas de trabalho simultâneas para potenciar o trabalho em grupo e a discussões em grande grupo. Nas sessões assíncronas será solicitado aos formandos que analisem documentos, realizem leituras reflexivas e construam recursos didáticos com a tecnologia Ti-Nspire CX II-T. 8 sessões síncronas (de 2h cada – total de 16h) • Organização e dinâmica do trabalho a realizar ao longo da formação; • Aprofundamento do conhecimento, criação de debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; • Exploração, investigação, criação, experimentação, partilha e reflexão acerca de tarefas matemáticas; • Elaboração de tarefas, que envolvam a linguagem e programação em Python, para implementar em sala de aula; • Partilha e discussão dos trabalhos realizados em contexto de formação; • Avaliação da formação. 3 sessões assíncronas (de 3h cada - total de 9h) • Análise das atuais orientações curriculares de Matemática para o ensino Secundário; • Exploração e reflexão acerca da pertinência de determinadas tarefas matemáticas. • Construção de tarefas que envolvam a linguagem de programação Python; • Partilha dos trabalhos realizados, na plataforma de apoio à formação.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos estarão distribuídos da seguinte forma: – 60% (participação nas sessões síncronas e nos momentos de trabalho assíncrono; realização das tarefas propostas) – 40% (reflexão crítica individual)

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Carvalho e Silva, J., Rodrigues, A., Domingos, A., Albuquerque, C., Cruchinho, C., Martins, H., Almiro, J., Gabriel, L., Graça Martins, M. E., Santos, T., Filipe, N., Correia, P., Espadeiro, R. G., & Carreira, S. (2023). Aprendizagens Essenciais de Matematica do Ensino Secundário. Direção Geral da Educação - Ministério da Educação. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioGomes, A., & Santos, J. (2019). Algoritmia, Programação e Robótica com a TI-Nspire CX II-T.Menezes, N. N. C. (2019). Introdução à Programação com Python. NovatecOliveira Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, J. V., Carrillo, J., Silva, L., Encarnação, M. M., Horta, M. J., Calçada, M. T., Vieira Nery, R., & Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Direção Geral da Educação - Ministério da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfThe National Council of Teachers Mathematics. (2017). Príncipios para a Ação: Assegurar a todos o sucesso em matemática. Associação de Professores de Matemática.

Observações

FORMADORES: ANTÓNIO VIDAL JACINTO SALGUEIRO

Formador

António Vidal Santos

JACINTO JAIME FILIPE SALGUEIRO

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 27-01-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 31-01-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
4 03-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 07-02-2025 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
6 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 17-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 24-02-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
9 10-03-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 20-01-2025
Fim: 10-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126990/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio

INSCREVER-ME