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A Escalada em contexto escolar turma 1

Apresentação

A Escalada constitui, desde há uns anos para cá, matéria curricular, estando contemplada não só nas Aprendizagens Essenciais e nos manuais da disciplina de Educação Física, como também pode ser abordada no programa específico do Desporto Escolar. Devido à sua componente ambiental, social e formativa esta atividade também pode ser integradas no domínio das atividades de extensão curricular podendo contribuir para a prevenção dos comportamentos de risco e para a promoção de estilos de vida saudáveis dos seus participantes (integrado, por exemplo no projeto de Educação para a Saúde). Esta proposta surge no âmbito das necessidades de formação sentidas pelos professores deste agrupamento de escola e manifestada nas reuniões do grupo de recrutamento disciplinar de Educação Física no início deste ano letivo e, especificamente nesta modalidade por apresentar condições de prática na escola podendo, portanto, estar sujeita ao processo de avaliação dos alunos. A sua finalidade é a de proporcionar aos professores uma adequada formação na aplicação das metodologias de intervenção no processo ensino-aprendizagem nesta área, de forma a possibilitar a sua implementação no contexto escolar através do planeamento, organização e execução de projetos pedagógicos.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos de carácter técnico e metodológico subjacente à prática da Escalada no contexto curricular e extra-curricular de acordo com as Aprendizagens Essenciais de Educação Física; - Aquisição de conhecimentos teóricos inerentes à realização de projectos pedagógicos nesta área (processos de planificação, organização e controlo); - Implementação e desenvolvimento da atividade no contexto escolar; - Melhorar o trabalho colaborativo, entre os profissionais; - Concretizar aprendizagens significativas que melhorem os resultados escolares; - Desenvolver as capacidades dos alunos nas vertentes: física, afetiva, cognitiva, comunicativa e cívica; - Promover hábitos de vida ativa e saudável.

Conteúdos

- Dimensão Presencial Conjunta Teórico-Prática (21 horas presenciais): - 3 horas (Aula teórica): Apresentação do programa e funcionamento da ação de formação. Vertentes da Escalada e conhecimento do meio, código de ética (UIAA), descrição e manuseamento do material/equipamento necessário, cuidados a ter com o equipamento (manutenção e conservação), normas de segurança a aplicar, graduações de topo-guias, locais de prática da Escalada e visualização de vídeos; - 3 horas (Aula prática): Abordagem da Escalada em Estruturas Artificiais de Escalada (execução de nós e encordoamento, exercícios de “Bouldering” e iniciação à Escalada; fundamentos da escalada em “top-rope”, regras básicas de segurança, exercícios e iniciação à Escalada em “Top-Rope”, componentes críticas); técnicas básicas de progressão e componentes críticas, Escalada e treino de queda em “top-rope”); - 3 horas (Aula prática): Continuação da abordagem da Escalada em Estruturas Artificiais de Escalada (elaboração de nós e encordoamento, normas de segurança, técnicas básicas de progressão e componentes críticas, Escalada e treino de queda em “top-rope”); - 3 horas (Aula prática): Continuação da abordagem da Escalada em Estruturas Artificiais de Escalada (realização de triangulações de força e montagem de pontos de reunião, normas de segurança (ténicas de manejo da corda), colocaç~~ao de protecções intermédias (cintas express), iniciação à Escalada “à abrir”, componentes críticas); - 4 horas (Aula prática): Abordagem da Escalada em vertentes naturais (técnicas de montagem de uma via de escalada, pontos de reunião, normas de segurança, componentes críticas...); - 5 horas (Aula prática): Continuação da abordagem da Escalada em vertentes naturais (técnicas de montagem de uma via de escalada, pontos de reunião, normas de segurança, componentes críticas...). Esboço do plano do projeto pedagógico a implementar no trabalho autónomo, com apoio do formador e equipamento do AE Júlio Dantas. - Apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais).

Metodologias

A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de um projeto / implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos. (21 horas presenciais) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo: - Implementação de projetos / metodologias na sala de aula / construção de materiais pedagógicos; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico : autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas) 3. A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do relatório crítico do formando sobre o projeto / metodologias / materiais implementados na prática pedagógica. (4 horas presenciais)

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: - Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Manual de Educação Física “Movimento – um estilo de vida” (10º, 11º e 12º anos), edições Asa, autores: Paula Batista, Lúcia Rego e Avelino AzevedoHOFFMANN, Michael ,Manual de Escalada, 4.ª Edição, Madrid, Desnivel Ediciones, 1997.WINTER, Stefan, Escalada Deportiva com niños y adolescentes, Madrid, Desnivel Ediciones, 2000. https://fcmportugal.com/modalidades/escalada/Recursos digitais: https://desnivel.pt/escalada/Recursos digitais: https://www.fpme.org/webpu/

Observações

FORMADOR RUI COSTA - Licenciatura em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa; - Pós-Graduação em Desporto e Turismo pela Universidade do Algarve; - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade Lusófona; - Professor da cadeira de Estudos Práticos III – Modalidade de Desportos Aventura no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto (INUAF - Instituto Superior Dom Afonso III – de 2000 a 2002); - Professor da cadeira de Desporto Aventura - modalidades de Orientação e Escalada no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto (ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – de 2009 a 2015); - Organização e concepção da acção de formação “Desporto Aventura” integrado nas actividades de formação do Centro de Formação Dr. Rui Grácio da Escola Secundária Júlio Dantas. Esta acção realizou-se entre os dias 30 de Janeiro e 5 de Junho de 1999 com a duração de 102 horas tendo como destinatários os docentes de Educação Física e de Desporto das escolas do 2º, 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário; - Organização e concepção da acção de formação “Metodologia do Ensino da Escalada e da Orientação no Contexto Escolar” integrado nas actividades de formação contínua de professores do Centro de Formação Dr. Rui Grácio da Escola Secundária Júlio Dantas. Esta acção realizou-se entre os dias 15 de Setembro e 26 de Novembro de 2009 com a duração de 50 horas e tendo como destinatários os docentes de Educação Física e de Desporto das escolas do 2º, 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Formador

Rui Manuel Dias Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-01-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 29-01-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 05-02-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 19-02-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 22-02-2025 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
6 15-03-2025 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
7 14-05-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 15-01-2025
Fim: 14-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126568/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos

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