Construção e utilização de fornos solares - Trabalho colaborativo, inter e transdisciplinar e partilha de experiências. turma 1
Apresentação
Com a crescente necessidade de cuidar do ambiente, surge cada vez mais a utilização da energia solar para produzir energia elétrica, principalmente por ser uma fonte de energia renovável teoricamente inesgotável, mas a energia solar também pode ser usada para cozinhar alimentos. Com a utilização de matérias que facilmente descartamos, para o lixo ou para reciclagem, e que temos em casa, podemos construir fornos solares que concentram a energia do sol e cozinham os alimentos. Assim, de uma forma sustentável, é possível construir e cozinhar a custo praticamente zero. Importante é, pois, a abordagem e aplicação dos conteúdos teóricos desta oficina em contexto prático, em projetos pedagógicos com professores e alunos. Várias disciplinas abordam nas suas aprendizagens essenciais temas como o desenvolvimento sustentável, reutilização de materiais e as energias renováveis (Geografia, Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Física e Química, Educação Tecnológica e Matemática). Com esta formação, conseguimos abordar estes temas de uma forma mais prática e os alunos de cada professor conseguirão construir os fornos e aplicar fundamentos teóricos na sua construção, testagem e utilização.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 240, 510, 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 240, 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 240, 510, 520.
Objetivos
Os formandos deverão desenvolver um projeto que permita produzir e/ou aplicar metodologias para trabalhar as áreas de competências que constam no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. As áreas de competência a trabalhar com o projeto de construção e aplicação de um forno solar em turma serão todas (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo; Relacionamento interpessoal; Desenvolvimento pessoal e autonomia; Bem-estar, saúde e ambiente; Sensibilidade estética e artística; Saber científico, técnico e tecnológico e Consciência e domínio do corpo. Construir e testar diversos tipos de fornos solares para que sejam mais eficientes. Desenvolver receitas para fornos solares. Desenvolver atividades para aplicar em turma de modo a fomentar o trabalho colaborativo. Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Dinamizar abordagens pedagógicas diferenciadas. Produzir materiais didáticos e promover a reflexão sobre o trabalho de natureza colaborativa. Discutir métodos e técnicas para a avaliação das aprendizagens.
Conteúdos
Tarefas a realizar: Pesquisa e leitura de textos e gráficos. Registar valores e construir gráficos. Pesquisar e construir fornos. Avaliar eficiência dos fornos e receitas e propor melhorias. Fomentar a reutilização de materiais. Trabalhar reflexão, refração, foco, ângulos de incidência, cuidados com os olhos e queimaduras, cuidados com microrganismos patogénicos e contaminantes químicos. As diferentes disciplinas podem contribuir para a integração curricular de conteúdos como: Construção e leitura de gráficos de temperaturas, intensidade luminosa (Matemática, Física e química); Propriedades óticas da Luz solar (F/Q, Geografia); Sustentabilidade, proteção ambiental e recursos naturais (Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Geog, F/Q, Ed tecnológica e Mat); Higiene e segurança do uso de fornos solares e da segurança dos alimentos confecionados (Bio/Geo); Reutilização de materiais (todas); As disciplinas devem, no campo dos seus conteúdos, contribuir para que o projeto se expresse como um todo e não como um somatório das partes: - Preparação das atividades/planificação da construção, e construção, de fornos solares de baixo custo e média a elevada eficiência energética; - Experimentação prática, por parte dos formandos, de vários modelos/tipos/técnicas selecionadas para a construção de fornos solares. - Planificação e realização da construção de fornos solares com as turmas; - Reflexão crítica sobre o trabalho realizado/avaliação; - Preparação da apresentação do trabalho ao grupo-turma no final da oficina. - Discussão das limitações do uso de fornos em certos dias, com diferentes condições climáticas. - Incentivo à autoformação e a prática de investigação educacional dos professores. - Contributo para a consolidação de competências profissionais inter e transdisciplinares. - Promoção da literacia científica em professores e alunos. - Contributo para a melhoria do ensino das ciências incentivando o contacto com o real como alavanca de representações ou descrições do real trabalhadas em contexto de sala de aula.
Metodologias
1. Uma componente teórico-prática presencial conjunta, num total de 17 horas presenciais, onde serão abordados os conteúdos da oficina para preparação, montagem e teste dos fornos solares. 2. Uma dimensão de projecto autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo (25 horas autónomas): Construir fornos solares de baixo custo, colocar em funcionamento, verificar a necessidade de realizar alguns ajustes, testar receitas e aplicar com os alunos: - Implementação de projetos / metodologias na sala de aula / construção de materiais pedagógicos; - Preparação dos materiais para apresentação à turma, na última sessão; - Elaboração do relatório crítico : autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas) 3. A oficina terminará com a apresentação, em sessão presencial conjunta (8 horas presenciais), dos modelos de fornos solares, realizados / materiais produzidos pelos formandos e balanço da sua aplicação e importância no desenvolvimento dos alunos.
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Ahmed, F. (2016). Design, Construction and Testing of Parabolic Solar Oven. Journal of Applied Mechanical Engineering. https://www.academia.edu/107026812/Design_Construction_and_Testing_of_Parabolic_Solar_OvenNascimento, G. (2015). Cartilha Forno Solar. Projeto No Clima da Caatinga. Associação Caatinga. Issuu. https://issuu.com/acaatinga/docs/cartilha_forno_solar_85b5f99ff095feOuannene, M. , Chaouachi,B. & Gabsi, S.(2009). Design and realisation of a parabolic solar cooker. Symposium on Convective Heat and Mass Transfer in Sustainable Energy. April 26- May 1, 2009, Tunisia. https://inis.iaea.org/collection/NCLCollectionStore/_Public/40/087/40087859.pdfRoldão, M., Peralta, H. & Martins, I. (2017). Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil dos alunos. Ministério da Educação. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfTransilvania, F. (2015). Guia didático de energia solar. 07 fornos solares. Slideshare. https://pt.slideshare.net/fpv_transilvania/guia-didtico-de-energia-solar-07-fornos-solares
Observações
FORMADORAS MARGARIDA AGOSTINHO: Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia; Pós-graduação em Administração e Gestão Escolar; Licenciatura em Ensino de Biologia/Geologia; Formação em “cozinhas solares” com o Prof. Celestino Ruivo, UALG; Dinamizou a oficina “Materiais que estimulem e desenvolvam o Ensino das Ciências e para o Desenvolvimento da Cidadania Europeia”; Apresentou comunicação no Seminário “Entre a Terra e o Mar”, “XVI Jornadas de la Sociedad Española de Paleontología"; Participou no projeto europeu “Science Education and European Citizenship” e apresentou comunicação: “Terramoto de 1755, um bom tema para o ensino das ciências”. Participação no IV EMBO International Workshop for secondary school teachers – European Molecular Biology Laboratory, Heidelberg, Germany. BEATRIZ OLIVEIRA: Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia; Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia; Realizou trabalhos de investigação que se traduziram em guias de saídas de campo editados sob a forma de Roteiros pelas Câmaras Municipais de Lagos e de Vila do Bispo. Formação em “Cozinhas Solares”, com o Prof. Celestino Ruivo UALG; Participação na Campanha EMEPC/M@rbis/Selvagens 2010 “professora a bordo”, da EMEPC. O seu destacamento no Centro Ciência Viva de Lagos permitiu desenvolver inovações na abordagem de conteúdos científicos; Seminário “E se o clima de amanhã estivesse nas suas mãos hoje… o que faria?”; Microprojectos Ciência Viva - “Ver o Invisível”; Ganhou o Prémio da Fundação Ilídio Pinho (500€), com o projeto “Cozinhando com o Sol”; Geosciences Information For Teachers do European Geosciences Union, apresentação de Poster; 2015 – Ganhou o Prémio da Fundação Ilídio Pinho (500€), com o projeto “Escola no Charco”.
Formador
Beatriz Tomás Oliveira
Margarida Manuela Melão Agostinho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 15-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 10-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |