Musicar as palavras. Recitativos e progressões melódicas em meio escolar. O uso da Música na Prosa, Poesia, lengalengas e trava-línguas turma 1
Apresentação
A escola é um reflexo da diversidade cultural presente nas diferentes nacionalidades dos alunos, pelo que se torna importante que os professores sejam promotores do conhecimento artístico e cultural das tradições nacionais e do legado trazido pelos alunos que chegam a Portugal. 1. Constata-se uma motivação docente nos vários ciclos de ensino em ter formação de cariz artístico, que seja articulada com o currículo do ensino básico em didáticas de leitura, voz, ritmo e oralidade, oferecendo oportunidades infindas no campo da interculturalidade, do conhecimento das tradições orais, como recitativos e progressões melódicas, optimizando-se o uso da Música na Prosa, Poesia, lengalengas e trava-línguas. 2. Tencionamos promover atividades lúdicas e didáticas de expressão oral, articuladas com a expressão musical, e metodologias que permitam o desenvolvimento da proficiência em língua portuguesa dos alunos, bem como da sua consciência intercultural; 3. Pretendemos proporcionar o conhecimento prático e teórico de monodias e melodias bitónicas, tritónicas, tetratónicas e folclóricas que potenciem a promoção e valorização da língua portuguesa, permitindo o uso de ferramentas necessárias ao desenvolvimento de atividades de expressão oral, articuladas com a expressão musical; 4. A dimensão lúdica de ensinar e aprender em grupo implicará estimular a aprendizagem expressiva da língua, da música e da oralidade, e consolidar a motivação para o novo aprender.
Destinatários
Professores dos Grupos 100,110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110 e 910.
Objetivos
Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização; Fornecer ferramentas para adequar palavras em monodias; melodias bitónicas, tritónicas, tetratónicas e folclóricas; Cantar monodias, melodias bitónicas, tritónicas, tetratónicas e folclóricas; Aplicar Manossolfa Pedagogia Kodaly; Compreender a relação entre diferentes alturas musicais; Usar contextos lúdicos para uma prática musical informal e descontraída; Explorar o uso do corpo humano através de palavras e jogos musicais; Promover a competência musical através do ritmo, da coordenação motora e da voz; Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais relacionadas com a voz; Desenvolver a memória auditiva; Adquirir vivências e destreza em diferentes ritmos e melodias apresentados ao longo da formação; Imitar palavras, frases, monodias e diferentes melodias referentes a qualquer texto ou improvisação; Criar recursos (planos de actividade) para uso futuro.
Conteúdos
Didáticas voltadas para as atividades de ritmo e voz; Didáticas voltadas para as atividades de ritmo e melodia; Sílabas rítmicas baseadas em funções de tempo; Leitura rítmica; Leitura melódica; Ritmo, melodia e sincronicidade; Estratégias diversas de aprendizagem de ritmos musicais; Estratégias diversas de aprendizagem de melodias musicais: monodias, melodias bitónicas, tritónicas, tetratónicas e folclóricas; Apps musicais; Manossolfa: Pedagogia Kodaly; Batimentos rítmicos utilizando diferentes partes do corpo; Exposição prática dos conteúdos; Participação ativa dos formandos: Individual e em pequeno/grande grupo; Apresentação de conteúdos teórico-práticos através de formas lúdico-didáticas. A formação será dividida em 14 blocos de aproximadamente 3 hora cada. 7 blocos serão de trabalho autónomo por parte do formando e os outros 7 blocos onde o formador apresentará os diversos conteúdos e os formandos apresentarão os trabalhos solicitados pelo formador. Haverá ainda 2 blocos, de 4 horas cada, para a realização das avaliações e apresentação dos trabalhos por parte dos formandos.
Metodologias
A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos das diferentes formas de trabalhar um texto. (25 horas presenciais) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo (25 Horas autónomas): - Construção de materiais pedagógicos; - Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. 3. A oficina terminará com a apresentação dos trabalhos dos formandos nas últimas sessões presenciais conjuntas.
Avaliação
Observação direta dos formandos tendo em conta o seu interesse e participação nas atividades propostas; Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho autónomo desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. - Ponderações: 50% participação nas sessões, 50% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. - Será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores Excelente.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Gordon, E. E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. Lisboa: Fundação Calouste GulbenkianHoulahan, M., e Tacka, P. (2008). Kodály Today: A Cognitive Approach to Elementary Music Education. New York: Oxford University PressPeter, M., e Will, P. (2000). Música para todos. Desarrollo de la música en el currículo de alumnos con necesidades educativas especiales. Madrid: Akal.Swanwick, K. (2003). Ensinando musica musicalmente. (A. Oliveira, & C. Tourinho, Trads.) São Paulo: ModernaWuytack, J., e Palheiros, G. B. (2013). Pedagogia musical (Vol. 1). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.
Observações
FORMADOR SIDÓNIO OLIVEIRA Aluno do Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Artística – Educação Musical no Instituto de Educação da Universidade do Minho, obteve a licenciatura em Música na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, sendo o melhor aluno finalista no ano letivo 2011/2012, concluindo na mesma instituição, o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, permanecendo como assistente convidado até ao ano letivo de 2021/2022, lecionando Expressão Musical e Didática das Expressões na Educação Básica na Licenciatura em Educação Básico, Oficina de Animação Musical na Licenciatura em Educação Social; Animação Musical, Culturas Musicais em Contexto e Cultura Musical na Licenciatura em Animação e Produção Artística; Laboratório de Música e Direção de Eventos Musicais no Curso Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo; Projeto de Etnomusicologia no Curso Técnico Superior Profissional em Músico Instrumentista; e História da Cultura das Artes na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Lecionou Educação Musical em Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico em Albufeira, Arouca, Bragança, Estarreja, Ílhavo, Torre de Moncorvo e Vimioso. Atualmente leciona Música na EB Tecnopolis de Lagos. Concluiu com aproveitamento a ação de Formação Contínua com a designação “Educação Artística - Recursos Educativos em Música para Formadores", com o n° de acreditação CCPFC/ACC-112993/21, na modalidade de Curso de Formação, que decorreu de 27/11/2021 a 04/12/2021, em Lisboa, com a duração de 12 horas, tendo obtido a avaliação de Excelente - 10 valores (escala de avaliação quantitativa de 1 a 10).
Formador
Sidónio Manuel da Costa Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |