
Avaliação do Desempenho Docente turma 2
Apresentação
Tendo em conta a importância da Avaliação do Desempenho Docente - ADD, nos domínios interno e externo, é urgente promover competências essenciais para o exercício deste tipo de práticas na classe docente. Clarificar, diferenciar e refletir sobre a relação entre os conceitos de avaliador interno e de avaliador externo, são os aspetos fundamentais para esta Ação de Formação, enquadrando-os no quadro legal atual.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Avaliadores Internos e Avaliadores Externos do Desempenho Docente.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Avaliadores Internos e Avaliadores Externos do Desempenho Docente.. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Avaliadores Internos e Avaliadores Externos do Desempenho Docente..
Objetivos
Pretende-se promover nos formandos competências relacionadas: - Enunciar conceitos, dimensões e problemáticas subjacentes à ADD; - Desenvolver competências essenciais para o exercício profissional; - Interpretar modelos e caminhos para a ADD; - Identificar e utilizar critérios e indicadores do desempenho; - Construir uma perspetiva de avaliação crítica, reflexiva, transversal, holística e ética da ADD; - Explicar o sentido e a relevância da avaliação das competências profissionais.
Conteúdos
1. Perspetivar o Desempenho Profissional 1.1. Conceptualização do Desempenho Profissional 1.2. Dimensões e Princípios do Desempenho Profissional 1.3. Competências das Práticas Educativas: Cooperativas, Colaborativas e Reflexivas 2. Avaliação do Desempenho Docente - ADD 2.1. Caminhos para uma Avaliação do Desempenho Docente 2.2. Modelos de Desempenho Docente 2.3. Papel da Avaliação do Desempenho 2.4. Análise do quadro legal atual sobre a ADD em Portugal
Metodologias
Sessões à Distância - 15 horas (Síncronas = 12hs + Assíncronas = 3hs) Nas sessões síncronas e assíncronas serão explorados os conteúdos da ação, recorrendo a metodologias participativas onde cada formando tem um papel central promovendo o isomorfismo de práticas. Constituem-se grupos de trabalho para aplicação dos conhecimentos e com vista à partilha de experiências em contexto de observação de aulas (avaliação externa) ou em contexto de supervisão no grupo de docência (avaliação interna). As estratégias de formação incluem ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, como fóruns de discussão temáticos, web conferências, exercícios, entre outras, e a avaliação acontece ao longo do processo de ensino-aprendizagem. As sessões de formação terão o apoio do docente formador, que esclarecerá as dúvidas dos formandos através de um fórum de discussão e oralmente através de debate de ideias; Cada sessão tem uma duração média de 3 horas: 2h de sessão síncrona + 1h assíncrona - live com o docente. O formando acederá às sessões assíncronas, em função da sua disponibilidade, tendo de estar presente nas aulas síncronas agendadas pelo formador.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá incidência em: - Participação nas sessões online (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) - Trabalho de aplicação de conteúdos: concepção, desenvolvimento e discussão reflexiva de um trabalho no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente ADD. - Apresentação oral do trabalho. Classificação final do formando com as seguintes ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando. Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Bibliografia
Alarcão, I, & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.Alves, M. P. & Machado, E. (2010). O Pólo de Excelência - Caminhos para a Avaliação Docente. Areal EdBaptista, I. (2011). Ética, deontologia e avaliação do desempenho docente. Ministério da Educação. Cadernos do CCAP 3. Min Educ. - Conselho científico para a avaliação de professores.Flores, M. A. (org.). (2010) A Avaliação de Professores numa Perspetiva Internacional Sentidos e Implicações. Areal Eds.Machado, E. Costa, N. & Alves, M. (Org) (2013) Avaliação do desempenho docente: Compreender a complexidade, sustentar a decisão. De Facto Ed.
Observações
FORMADORA ROSA HELENA NOGUEIRA Doutoramento em Ciências da Educação (2011) e Postdoctoral Researcher (2012) na Especialidade de Administração e Política Educacional - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Mestrado em Educação na Especialidade do Ensino Superior e Gestão Universitária (1997) - UNAMA/PUC-SP (Brasil); Licenciatura em Pedagogia (1987) - FICOM (Brasil); Pós-Graduação em Planeamento, Supervisão e Avaliação (1988) - FICOM (Brasil); Pós-Graduação em Psicologia Escolar (1990) - UFMG/PRESP (Brasil); Micro Credencial (4ECTS) em “Docência Digital em Rede”- Universidade Aberta - Portugal (2022); Pós-Graduação em Docencia Online y Competencias Digitales Docentes (2020) - Universidad Europea de Madrid. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos, ressalto os trabalhos: World Bank Consultant em Conceção de Modelos e Planos de Formação "Projeto Educação de Qualidade para Todos"; Perita Sénior Externa em Educação (CESO Development Consultants - União Europeia); Perita Avaliadora do Programa Erasmus+; Perita Externa do Ministério da Educação - Programa TEIP (DGE/ME); Coordenadora Pedagógica do Projeto para a Redução da Brecha Educativa, Social e Tecnológica - Escola Digital” (Fundación de La Universidad Europea); Formadora do “Projeto Educação Inclusiva”(DGE.MEC.PT); Formadora do “Projeto MAIA - Práticas de Avaliação Pedagógica nas Escolas”(DGE.MEC.PT); Embaixadora do “Programa INCLUD-ED” (DGE.MEC.PT/CREA); Formadora do “Programa de Flexibilização e Integração Curricular” (DGE.MEC.PT); Formadora Acreditada pelo CCPFC/IEFP, com vasta experiência na formação contínua de professores; Designer Educacional de Cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação lato sensu em Educação Online, presenciais ou híbridos desde 2019; Experiência na dinamização e ministração de Unidades Curriculares com inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem no âmbito do EAD desde 2001 na área da Educação (Universidade da Amazónia (Brasil) / Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul (Almada) / Universidade Europeia / Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua-CCPFC), tendo formação complementar em “Conceção e desenvolvimento de material didático para Educação a Distância”- UNED-Espanha (2001); Formação no uso de ferramentas de ensino online, especificamente na formação de nível avançado de utilização das plataformas Moodle/LMS e ferramentas virtuais versáteis e interativas. Paralelamente, tem desenvolvido investigação na área da Educação, com publicação de artigos, capítulos de livros, publicações em revistas e atas com arbitragem científica e participação em conferências nacionais e internacionais; Reviewer de artigos submetidos a revistas científicas nacionais e internacionais; Consultora em Educação, bem como Docente Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dentre outras instituições de ensino superior com as quais colaborei como gestora e docente.
Formador
Rosa Helena de Pernambuco Nogueira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |