Músicas e danças do mundo: A interculturalidade no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo turma 1
Apresentação
No contexto atual de multiculturalidade, e como a escola é um reflexo da diversidade cultural presente nas diferentes nacionalidades dos diversos alunos que a frequentam, torna-se importante que os professores sejam promotores do conhecimento artístico e cultural, não só das tradições nacionais, mas também do legado trazido pelos alunos que chegam a Portugal. 1. Constatamos uma preocupação assumida pelos docentes do Pré-escolar e do 1.º ciclo em frequentar ações de formação com cariz artístico, oferecendo oportunidades infindas no campo da criatividade e da interculturalidade; 2. A presente ação de formação tem por base a missão de promover músicas e as respetivas danças, ícones da identidade e cultura de vários povos, contribuindo para o desenvolvimento da sua prática em contextos escolares; 3. Desta forma, esta ação de formação pretende proporcionar aos professores do Pré-escolar e do 1º CEB o conhecimento prático e teórico de músicas e danças do mundo, e identificar a sua potencialidade na promoção e valorização de diferentes culturas nas escolas, capacitando os formandos com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de atividades tendo como base a música e cultura popular de diferentes países; 4. A dimensão lúdica de ensinar e aprender em grupo: ritmos, passos e coreografias, implica não só a importância de estimular a motricidade grossa (controlo corporal) e motricidade fina (movimentos de precisão) para a aprendizagem musical, reforçando o aprendido e consolidando a motivação para o novo aprender.
Destinatários
Docentes dos Grupos 100, 110: Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110: Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110: Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
- Utilizar a música como um meio para a interação e socialização; - Fornecer reportório adequado e interessante facilmente utilizável; - Saber várias danças de outras culturas musicais e usufruí-las de uma forma ativa; - Usar contextos lúdicos para uma prática musical informal e descontraída; - Explorar o uso do corpo humano através de danças e jogos musicais; - Desenvolver o gosto pelas atividades de Expressão e Educação Musical; - Promover a competência musical através do ritmo, da coordenação motora e da dança; - Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais relacionadas com dança; - Desenvolver a memória auditiva; - Adquirir vivências e destreza em diferentes ritmos apresentados nas músicas e danças propostas; - Imitar coreografias referentes a qualquer estilo de música; - Desenvolver habilidades de movimento e jogos para promover a comunicação eficaz entre os pares, expandir as habilidades sociais e estimular a imaginação.
Conteúdos
Metodologias e atividades de ritmo; O passo Forma base para exercícios de ritmo e percussão corporal; Sílabas rítmicas baseadas em funções de tempo; Leitura rítmica; Ritmo, Harmonia e sincronicidade; Danças de: par; quartetos; roda; tradicionais e folclóricas. Realização de coreografias variadas; Identificação auditiva de diferentes estilos de música; Estratégias diversas de aprendizagem de ritmos musicais; Batimentos rítmicos utilizando diferentes partes do corpo; Exposição prática dos conteúdos; Participação ativa dos formandos: Individual e em pequeno /grande grupo; Apresentação de conteúdos teórico-práticos através formas lúdico-didáticas. A formação será dividida em 14 blocos de aproximadamente 3 horas cada. 7 blocos serão de trabalho autónomo por parte do formando e os outros 7 blocos onde o formador apresentará os diversos conteúdos e os formandos apresentarão os trabalhos solicitados pelo formador. Haverá ainda 2 blocos, de 4 horas cada, para a realização das avaliações e apresentação das música e danças à comunidade educativa. Músicas: Arábia Saudita Tafta Hindi; Baviera DHammerschmiedgselln; Flandres Ungaresca - estilo Carole/Farandole (medieval); Israel Dodi Li; Inglaterra The Blaydon Races; México La raspa; Bulgaria Elenke; Dinamarca Shoemaker's Dance; Túrquia Harmandali Zeybek; Grécia Zorbas Dance; França Bergerette sans Roch - estilo Basse Dance (medieval); França Mon Desir - estilo Basse Dance (medieval); Alemanha Branle Double - estilo Almaine, Trotto, Saltarello Todesco, ou Allemande; Itália Tarantella Napoletana; Rússia Casatschok; Turquia Üsküdar a gider iken - Katibim; Japão Omochio Tsukimascho.
Metodologias
A oficina terá a duração de 25 horas presenciais e três etapas fundamentais: 1. Uma componente presencial conjunta, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para implementação de metodologias e/ou projetos pedagógicos das diferentes músicas e relativas danças. (21 horas presenciais) 2. Trabalho autónomo; Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo (25 Horas autónomas) para: • Desenvolvimento dos projetos de música e dança com os alunos (10 horas e 30 minutos); • Preparação do evento final para apresentação à comunidade (10 horas e 30 minutos); • Elaboração do relatório crítico: autoavaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens (4 horas). 3. A oficina terminará com a apresentação das músicas e danças à comunidade educativa, na última sessão presencial conjunta. (4 horas presenciais – 2 horas para preparação do evento e ensaio geral; 2 horas para apresentação das música e danças ao público).
Avaliação
Observação direta dos formandos tendo em conta o seu interesse e participação nas atividades propostas; Elaboração de um trabalho prático sobre um tema fornecido pelo formador. Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: - Ponderações: 50% participação nas sessões, 25% para os trabalhos desenvolvidos e relatório final do formando e 25% para a apresentação em público das música e danças; - Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente 5 a 6,4 valores Regular 6,5 a 7,9 valores Bom 8 a 8,9 valores Muito Bom 9 a 10 valores Excelente
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online (obrigatória). O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Ciavatta, L. (2012) O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Edição do autorNaranjo, F. J. R. (2008). Percusión corporal en diferentes culturas. Música y Educación, 76, 46-96.Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2013). Pedagogia musical (Vol. 1). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2014). Pedagogia musical (Vol. 2). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.Wuytack, J., e Palheiros, G. B. (2015). Pedagogia musical (Vol. 3). Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.
Observações
FORMADOR: SIDÓNIO OLIVEIRA O formador é aluno do Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Artística – Educação Musical no Instituto de Educação da Universidade do Minho; obteve a licenciatura em Música na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, sendo o melhor aluno finalista no ano letivo 2011/2012, concluindo na mesma instituição, o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, permanecendo como assistente convidado até ao ano letivo de 2021/2022, lecionando Expressão Musical e Didática das Expressões na Educação Básica na Licenciatura em Educação Básico, Oficina de Animação Musical na Licenciatura em Educação Social; Animação Musical, Culturas Musicais em Contexto e Cultura Musical na Licenciatura em Animação e Produção Artística; Laboratório de Música e Direção de Eventos Musicais no Curso Técnico Superior Profissional em Produção nas Artes do Espetáculo; Projeto de Etnomusicologia no Curso Técnico Superior Profissional em Músico Instrumentista; e História da Cultura das Artes na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Lecionou Educação Musical em Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico em Albufeira, Arouca, Bragança, Estarreja, Ílhavo, Torre de Moncorvo e Vimioso.
Formador
Sidónio Manuel da Costa Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-09-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |