Breve história, apresentação, experimentação e construção de jogos tradicionais, de diferentes partes do mundo turma 1
Apresentação
Esta ação de formaçâo nasceu da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Os jogos tradicionais são uma primeira aproximação ao universo dos jogos modernos e uma ferramenta eficaz para desenvolver competências transversais nas crianças e nos jovens, além de ser um potente meio de socialização.
Destinatários
Professores dos grupos 100, 110 e de educação especial; técnicos de educação, animadores sociais, ludotecários.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
O Objetivo principal desta ação é conhecer as qualidades e potencialidades dos jogos tradicionais de diferentes partes do mundo. Pretende-se também fornecer algumas técnicas de construção com materiais simples e de reciclagem, para serem utilizadas com crianças.
Conteúdos
Os participantes irão aprender a jogar jogos de tabuleiro tradicionais, pouco ou nada conhecidos, e a construir alguns deles, como primeiro passo para a criação daquela que poderá ser uma ludoteca de jogos artesanais, feitos com materiais simples e de reciclagem. Conteúdos: • breve história dos jogos tradicionais, seu valor educativo e social e sua aplicação com grupos de crianças • apresentação e experimentação de alguns jogos tradicionais, pouco conhecidos • construção dos jogos experimentados
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: apresentação em Power Point, exposição verbal e suporte de texto. Componente prática com base na seguinte metodologia: experimentação de jogos de mesa e construção de tabuleiros e peças de jogo.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORAS ANTONELLA GILARDI Tem habilitação em Ciências da Educação e pós-graduação em Livro Infantil e trabalha nas áreas da Didática Lúdica, da narração e da Expressão Dramática. Possui um longo percurso como profissional de educação não-formal, é professora de Expressão Dramática, formadora nas áreas do teatro e da Didática Lúdica, narradora profissional e técnica de ludoteca. Colabora com a Associação Cultural “Estamos a pensar”, da qual é sócia fundadora, tendo trabalhado em escolas, institutos, colégios e bibliotecas, em modalidade de aulas, formações e eventos. Ocupa-se, profissionalmente, de educação formal e não-formal, exercendo como professora, técnica de Ludobiblioteca, narradora, animadora de oficinas artísticas/lúdicas e formadora da Área Lúdica (jogos de mesa) e da Expressão Dramática. Tem trabalhado constantemente nas áreas artísticas de educação não-formal, começando o seu percurso no âmbito da Didática Lúdica em 2015, como coordenadora da Ludoteca do Monte Estoril (Cascais) e continuando como Ludobibliotecária pela Junta de Freguesia de Alcabideche, com projetos de Oficinas Lúdicas e formação interna, dentro e fora do âmbito escolar. Graças à colaboração com a Biblioteca Municipal de Oeiras, desenvolve oficinas e atividades lúdicas nas escolas do Concelho, nos bairros e nas Bibliotecas Públicas do mesmo, assim como formação de Didática Lúdica para professores e técnicos de bibliotecas, desde 2018. O percurso profissional como formadora começa nos anos ’90, na Itália, na área do teatro, reconhecido em Portugal em 2006, pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, como formadora na área da expressão dramática. Em 2015 integra a sua formação, concluindo o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e, em 2021, a formação de Didática Lúdica “Didattica col gioco da tavolo”, pelo “Centro Sportivo Italiano” de Milano. Em 2016 torna-se formadora do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais. Em 2022 começa a sua colaboração com o Centro de Formação de Escola do Concelho de Oeiras e em 2023 com o Centro de Formação António Sérgio, em Lisboa, colaborando, desde então, com outros centros de formação da área de Lisboa. PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.
Formador
Paula Maria Osório de Araújo Correia
Antonella Gilardi
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-10-2024 (Sábado) | 11:00 - 13:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 05-10-2024 (Sábado) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |