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Agente Leitor – Promoção do livro e do prazer da leitura turma 1

Apresentação

Esta ação de formação resultou da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. A ação visa promover a aquisição de conhecimento para que professores, educadores e técnicos de educação e cultura possam tornar-se “Agentes Leitores” ou reforçar a sua acção como “Agentes Leitores”, isto é, professores e outros profissionais da educação que sabem formar leitores e conquistem mais cidadãos para o prazer da leitura.

Destinatários

Professores, educadores, técnicos bibliotecários, assistentes sociais, animadores socioculturais e todos os interessados no livro e na leitura.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Explorar com os participantes conhecimentos que permitam traçar o panorama geral da leitura em Portugal, entender os desafios que este hábito enfrenta e identificar as estratégias que estão ao alcance de todos para que possamos fazer-nos leitores e mantermo-nos leitores toda a vida.

Conteúdos

O negócio do livro (nacional e internacional); O leitor português (revelado em estudos parciais recentes); As Bibliotecas Públicas Nacionais e o empréstimo de livros; Como se criam leitores; Os benefícios da leitura regular; O que mantém os hábitos de leitura pela vida fora; Os desafios para a leitura no futuro próximo.

Metodologias

Formação com base na seguinte estratégia: Aula expositiva com recurso a texto e vídeo, que irão ao encontro do objectivo enunciado. Reflexão e troca de ideias.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

Formadora: Sandra Barão Nobre Breve CV: Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, dedica-se em exclusivo à Biblioterapia como profissional independente desde 2016. Para tal, somou ao Certificado de Competências Pedagógicas um Certificado Internacional de Coaching Practitioner, uma formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e uma Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Brasil. Acompanha clientes particulares e corporativos em processos biblioterapêuticos, coordenada projectos biblioterapêuticos em várias instituições (estabelecimentos de ensino, empresas, associações, hospitais, etc.), dinamiza acções de formação sobre Biblioterapia e a promoção da leitura, produz conteúdos sobre Biblioterapia e dinamiza eventos em torno da Biblioterapia e da leitura para entidades parceiras. Formadora: Paula Correia Breve CV: Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Formador

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Sandra Barão Nobre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-10-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 12-10-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 12-10-2024
Fim: 12-10-2024
Acreditação: ACD3/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas