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Mecanismos de aprendizagem no contexto do Ensino Artístico Especializado de Música turma 1

Apresentação

Esta ação de formação resulta da iniciativa da Associação Impacto Ímpar, em parceria com o CFAE Rui Grácio. A Associação Impacto Ímpar tem vindo a organizar uma programação de concertos de música erudita em Lagos, um Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique e um Estágio de Orquestra. No âmbito desta proposta, deseja também promover não só atividades culturais como educativas e formativas. Considere-se que os alunos do Algarve estão afastados de uma grande variedade de ofertas educativas deste género que surgem por todo o país, mais a norte e centro. Para além disto, existe alguma carência de formação no Algarve para os grupos de recrutamento Instrumento, Canto, Formação Musical, Análise e Técnicas de Composição e História da Música, com os códigos de M01 a M32 . Esta formação vem oferecer a partilha e articulação de saberes entre os docentes de música e para os estudantes de música, mediante situações concretas, in loco, entre professor e aluno, em modo de Masterclasses e também em concertos de performance profissional. Esta é uma atividade rica a nível pedagógico, que irá culminar com um concerto no qual serão estreadas sete obras originais de compositores algarvios e, como convidado especial, o insigne compositor Christopher Bochmann. Apresentação de conceitos interpretativos, técnicos, estéticos e históricos, com músicos de renome internacional, Ignacio Torner, Rem Urasin,Mikhail Shumov e João Cunha, que promovam a construção de conhecimento.

Destinatários

Professores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música/Ensino Artístico;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música/Ensino Artístico;.

Objetivos

Identificação de problemas técnicos, artístico, estilísticos e performativos; Construção de exercícios de resolução, adequando o discurso à idade e ao aluno em causa; Compreensão e balanço da efetividade dos exercícios e consequente apropriamento do conhecimento pelo aluno; Partilha de diversas práticas letivas e estratégias de ensinar eficazes; Partilha de dúvidas, dificuldades e conclusões; Compreender e potenciar o desenvolvimento da natureza holística do processo de aprender e ensinar um instrumento; Desenvolver competências de pesquisa e de recolha de informação tendo em vista a sua posterior aplicação prática no contexto curricular do Ensino Artístico Especializado de Música.

Conteúdos

1. Aprender e ensinar: problemáticas, modelos e conceitos. 2. Processos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: Processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos. 3. Estádios de desenvolvimento instrumental e práticas pedagógicas consequentes. 4. Diferentes estádios de desenvolvimento psíquico, físico e motor, e a necessária diferença de abordagens ensino/aprendizagem. 5. Manutenção da saúde física, mental e emocional para a realização didática instrumental. Aplicação prática dos conteúdos teóricos. 7. Professor como comunicador: a Interação professor e aluno. 8. A motivação para aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. 9. Fruição cultural. A presente ação será realizada em regime presencial, de acordo com a seguinte calendarização: 12 de outubro | 19h00-20h30: concerto com Taller Sonoro (Piano, Violino e Violoncelo) no Centro Cultural de Lagos 19 de outubro | 19h00-20h30: concerto com JoGo de Cordas (Violino e Guitarra) no Salão do Hotel Vila Galé 1 de novembro | 10h-13h e 16h30-20h00: Maratona Musical dedicada à música da Península Ibérica, em diversas igrejas do Concelho. 1 de novembro | 14h00-16h30: Masterclasse de música moderna para piano (com piano preparado) com Ignacio Torner na Igreja de São Sebastião de Lagos 17 de novembro 14h00 - 18h00: Masterclasse de Violino (João Cunha), Biblioteca Júlio Dantas 18 de novembro 09h00 - 13h00: Masterclasse de Violoncelo (Mikhail Shumov), Biblioteca Júlio Dantas 22 de novembro | 19h-20h30: Concerto com Rem Urasin e Mikhail Shumov no Salão do Hotel Vila Galé 23 de novembro | 9h00-12h30; 14h-16h30: Masterclasse de Piano com Rem Urasin Salão do Hotel Vila Galé 23 de novembro |16h00–19h30: Concerto 3.ª edição do Concurso Infante D. Henrique Cidade de Lagos 2024 | Escalão 5, Jovens músicos. 24 de novembro | 9h30 - 17h00: 3.ª edição do Concurso Infante D. Henrique Cidade de lagos 2024 | Escalões 1, 2, 3 e 4 24 de novembro| 18h00-19h00 - Estreia de obras originais de compositores algarvios no Salão do Hotel Vila Galé 24 de novembro | 19h00-20h00 - Concerto dos laureados no Concurso Infante D. Henrique Cidade de Lagos e Avaliação da formação.

Metodologias

A Ação de Formação terá a duração de 25 horas presenciais, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e a orientação para elaboração de um relatório, implementação de metodologias e desenvolvimento de materiais pedagógicos em 3 etapas fundamentais: 1. 6 momentos de performance e fruição cultural, com a coordenação pedagógica do formador Gonçalo Duarte e com a colaboração dos facilitadores mencionados nos conteúdos da ação. 2. 4 Masterclasses, tendo como formador Gonçalo Duarte e os colaboradores Ignacio Torner, João Cunha, Rem Urasin, Mikhail Shumov, para desenvolvimento metodológico dos seguintes aspetos: - Abordagem técnica e artística do intérprete. - Postura e qualidade sonora. Como usar o aparato físico. - Práticas em sala de aula para resolução de dificuldades. - Desenvolvimento de práticas a usar em estudo individual em casa. - Abordagem de repertórios distintos (géneros, período histórico, compositores). - Performance e desenvolvimento da musicalidade 3. 1 hora para avaliação da formação.

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: • Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para o relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Deahl, L. & Wristen, B. (2017). Adaptive Strategies for Small-Handed Pianists. Oxford University Press. Polischuk, Derek Kealii (2019). Transformational Piano Teaching : Mentoring Students from All Walks of Life. Oxford University Press. Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentista. McGraw-Hill. Menhuin, Yehudi (1991). A Lição do Mestre. Gradiva. Friend, Rodney (2019). The Violin in 5ths - developing intonation and sound. Beares Publishing. Tortelier, Paul (1992). How I play, How I teach. Music Sales America. Maurice Gendron (2000), Maurice. The Art of Playing the Cello. Schott. Alexanian, Diran (2003). Complete Cello Technique. Dover Books.

Observações

FORMADOR GONÇALO DUARTE Gonçalo José Martins Duarte iniciou os estudos musicais no Conservatório Joly Braga Santos. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa. Realizou uma Pós-Graduação em Ensino de Música na Universidade de Évora e, na mesma instituição, um Mestrado em Ensino de Música – Guitarra. Durante o seu percurso teve a oportunidade de frequentar masterclasses e workshops com diversos mestres de guitarra. Foi professor na Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve durante quinze anos. Foi professor na Academia de Música de Lagos. Desde 2010, é professor de guitarra na EBS da Bemposta, tendo acumulado diversos cargos, nomeadamente, diretor do Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla, diretor de curso do curso Instrumentista de Jazz e de Intérprete Ator/Atriz, Assessor da Direção do AE da Bemposta e Coordenador do Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes. Apresentou-se, em palco, a solo e em diversos projetos com o El Quinteto Furioso, Sopro de Liberdad e Jogo de Cordas. Foi Formador das Ações de Formação "A Importância da performance na aprendizagem da música: técnica, musical e performativa" no ano letivo 2022-2023 e 2023-2024, que decorreram durante a 1.ª e 2.ª edições do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique. O formador Gonçalo Duarte contará com a colaboração dos facilitadores Ignacio Torner, Rem Urasin, João Cunha e Mikhail Shumov, músicos e pedagogos de craveira nacional e internacional.

Formador

Gonçalo José Martins Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-10-2024 (Sábado) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 19-10-2024 (Sábado) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial
3 01-11-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
4 01-11-2024 (Sexta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
5 17-11-2024 (Domingo) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
6 17-11-2024 (Domingo) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
7 22-11-2024 (Sexta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial
8 23-11-2024 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
9 23-11-2024 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
10 23-11-2024 (Sábado) 16:30 - 20:00 3:30 Presencial
11 24-11-2024 (Domingo) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
Início: 12-10-2024
Fim: 24-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-130722/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Centro Cultural de Lagos