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Anatomia dos sons turma 1

Apresentação

Esta ação de​ ​formação resulta da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o CFAE Rui Grácio. Nas escolas, tanto professores como alunos e outros intervenientes sentem dificuldades de expressão por desconhecimento das técnicas vocais e corporais no domínio da comunicação e consequente atenção e compreensão, em todas as áreas. Esta ação foi desenhada com o objetivo de sensibilizar os participantes a utilizarem expressivamente os recursos VOZ e CORPO no processo de comunicação.

Destinatários

Professores de todos os ciclos​ e Pessoal Não Docente das bibliotecas escolares; técnicos de educação; animadores sociais e culturais.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Desenvolver as capacidades de leitura, interpretação e apresentação dos textos e da palavra.

Conteúdos

Aprendizagem e prática de exercícios vocais e físicos tendo em conta os objetivos.

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: explicação e apresentação do exercício que comprova a teoria. Componente prática com base na seguinte metodologia: exemplificação dos exercícios e prática dos mesmos para uma correta e consciente aprendizagem.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADOR EXTERNO: PEDRO GIESTAS Licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto politécnico de Lisboa. Pós Graduação em Marionetas e Figuras Animadas na Escola Superior de Educação de Lisboa. Subiu aos palcos com 7 anos para fazer teatro e depois também para dançar, cantar e tocar. Estreia-se como profissional pela mão de Carlos Avilez em 1992, no Teatro Nacional D. Maria II. Tem dirigido projectos culturais desde 1991, altura em que fundou o seu primeiro grupo de teatro em Lisboa. Foi diretor das Comédias do Minho. Em 2007 criou o projecto Teatro Invisível, através do qual tem vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa teatral, percorrendo o país quer com espetáculos quer com projectos de trabalho e criação comunitários. Criou e participou em projectos na Póvoa de Lanhoso, Vouzela, Montalegre, Fafe, Alfândega de Fé, Óbidos, Terceira, Torres Vedras e na Ilha do Corvo. Trabalha em teatro, cinema e televisão e como formador. Neste momento tem para apresentação o projecto Anel das Fábulas, uma tenda onde acontecem espetáculos para famílias, com figuras animadas e Gangarilha, um projecto exclusivo para aldeias de divulgação de teatro, música, literatura e cinema. FORMADORA INTERNA: Paula Correia Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Início: 03-11-2024
Fim: 03-11-2024
Acreditação: ACD4/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas

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