303

Animação de Bibliotecas turma 1

Apresentação

As bibliotecas escolares são hoje uma realidade em muitos agrupamentos escolares. No entanto não basta existirem, é necessário que os professores a elas afetos ou que as respetivas equipas desenvolvam um conjunto de projetos e atividades de modo a envolverem a comunidade escolar no uso do espaço biblioteca e na leitura dos livros que a compõem. Neste workshop vamos refletir sobre o espaço biblioteca e como potenciar o mesmo de modo a torná-lo vivo e essencial na escola onde se insere.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Professores Bibiotecários.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Reconhecer e compreender os objetivos de uma biblioteca; - Pensar a Animação de Bibliotecas como um todo envolvendo a animação do espaço, dos livros e das pessoas; - Compreender a Animação como ativa ou passiva; - Olhar a biblioteca como uma empresa, pensando em atrair “clientes”; - Criar Programas, projetos e atividades de forma articulada e coerente.

Conteúdos

- Quais os objetivos da Animação das Bibliotecas? - Animação do espaço Biblioteca - Animação dos Livros - Animação das Pessoas - Criação de projetos - Uma biblioteca como uma empresa - Bibliotecas como espaço de encontro e liberdade

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Projeção de Powerpoint com os conteúdos; apresentação e discussão com os formandos; Componente prática com base na seguinte metodologia: Criação de ficha projeto adaptado à realidade de cada formando.

Modelo

No final da ação haverá uma reflexão oral individual sobre os conteúdos e utilidade da formação. A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES FORMADOR EXTERNO: BRUNO BATISTA Licenciado em Animação Sociocultural. Ator, formador e contador de histórias, vive desde 2007 em Lisboa onde nasceu em 1979. Até 2007 viveu em Lagoa, algarve, participando numa dezena de produções teatrais na Associação Ideias do Levante, a qual ajudou a fundar. Desenvolveu os seus estágios nas Bibliotecas de Santarém e Portimão, criando e implementando projetos de animação sociocultural. Recentemente foi Animador e programador na Biblioteca Municipal da Moita durante um ano. Como contador tem mais de 1000 sessões de histórias realizadas por todo o país. Participa em festivais e feiras do livro, assim como em escolas e bibliotecas. Dinamizou o programa radiofónico “Conto num minuto” na Rádio Racal e colabora desde 2008 com a Biblioteca de Lagoa com sessões de contos regulares. É atualmente embaixador da Editora Livros Horizonte e narrador na Livraria Gatafunho e na Livraria Baobá. Como formador certificado realiza workshops de narração oral, de promoção do livro e da leitura e de Animação de Bibliotecas. Colaborou com a DGLAB na realização de um webinar sobre Animação de Bibliotecas. Foi também professor no ensino público durante 8 anos nos cursos profissionais. Como ator entrou em várias produções teatrais no algarve, no teatro da trindade e no teatro D.Maria II. Com a companhia Rituais Dell Arte participou nas peças de teatro musical infantil com espetáculos por todo o país. Colabora atualmente com o Teatro Experimental de Lagos, desenvolvendo vários projetos de teatro e de narração oral, como por exemplo os Percursos performativos e narrativos no Património. Recentemente agenciado pela KLIP, tem realizado trabalhos em publicidade e televisão. FORMADORA INTERNA: PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Formador

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 25-01-2025
Fim: 25-01-2025
Acreditação: ACD5/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos, Júlio Dantas

INSCREVER-ME