Mediação Entre Pares numa Escola Inclusiva turma 1
Apresentação
Esta ação de formação resultou da iniciativa do Centro de Formação Dr. Rui Grácio, em parceria com o AE Gil Eanes - Projeto europeu Erasmus+ "Inclusive Schools through Mediation". A certificação confere 4 horas na Dimensão Científica e Pedagógica de todos os grupos de docência. A escola é um espaço social com complexas relações entre indivíduos, onde, naturalmente, os conflitos surgem. Na era digital, esses conflitos assumem não apenas o formato presencial, mas também o online, refletindo a necessidade de uma abordagem diferente na sua resolução. O problema não está no conflito em si, mas na forma como o concebemos e resolvemos. Como menciona Costa (2006, p.19), “A convivência pacífica existe quando não se reprimem ou ignoram os conflitos, mas antes quando se lida com as situações recorrendo a habilidades”. A mediação de conflitos entre pares é um instrumento para apoiar as escolas na transformação pacífica dos conflitos e na educação para a convivência, advogando pelos resultados positivos nas habilidades relacionais e do clima social da escola. Através da mediação, os atores envolvidos num conflito são convidados a sentar-se voluntariamente com uma terceira parte neutra, o aluno mediador, para discutir o problema e chegar a um acordo de forma positiva e colaborativa. No entanto, é necessário efetuar uma análise das necessidades da escola, sensibilizar a comunidade educativa, estabelecer protocolos de ação adequados, incluindo a formação de todas as partes (docentes e discentes), e incluir a mediação no plano de atuação da Escola. A mediação pode desempenhar uma função social com efeitos a curto, médio e longo prazos: os alunos adquirem e desenvolvem competências socioemocionais, contribuindo para uma sociedade mais justa, pacífica e sustentável.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Pessoal Não Docente
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Contribuir para melhorar as competências-chave dos professores e outros profissionais, a fim de promover um método de mediação escolar, em que os alunos são os protagonistas da resolução dos seus conflitos, com base no respeito e na aceitação da diversidade entre pares; 2. Disseminar projetos de intervenção no âmbito da Mediação Entre Pares.
Conteúdos
Línguas de Trabalho: Português e Espanhol. 17.30h- Abertura: Diretora do CFAE Rui Grácio, Ana Cristina Madeira, e formadores Mário Guedes e Patrícia Almeida. 17.45h - Conferência com D. Alberto Narbona Gil, coordenador de Mediação da escola IES Portada Alta, Málaga-Espanha. - El modelo de Mediación en el IES Portada Alta, centro educativo de referencia en convivencia y gestión de conflictos. - Resolucion pacífica de conflictos en un centro educativo de difícil desempeño. - Dificultades y Fortalezas de los programas de Mediación Escolar. 19.45h - Coffee-break 20.15h - Disseminação de projetos de intervenção no âmbito da oficina de formação "Mediação entre pares: um projeto para Escolas Inclusivas na Era Digital". 21.30h - Encerramento
Metodologias
Conferência com recurso a aplicaçoes digitais. Diálogo. Dinâmica de grupos. Apresentação de projetos. Discussão.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online (obrigatória). Os formandos procedem a uma breve reflexão sobre os efeitos da formação no seu desenvolvimento profissional (obrigatória).
Observações
ESPECIALISTA CONVIDADO: ALBERTO NARBONA GIL Alberto Narbona Gil é coordenador de Mediação da escola IES Portada Alta, Málaga-España. Mestre especialista en Pedagogia Terapêutica, Universidade de Málaga. Licenciado em Pedagogia, Universidade de Málaga. Especialista em Mediação Escolar, Convivência, Resolução Pacífica de Conflitos. Formador de Professores do Centro de Professorado de Málaga, na área da Mediação Escolar. Formador de alunos e famílias na Câmara Municipal de Málaga. Coordenador das Jornadas Provinciais de Mediação (Andaluzia). Ganhou o 1.º Prémio Andaluz de Convivência (IES Portada Alta) e Prémio Málaga Convive "Red Malagueña de Mediación". Coordenador do Projeto Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação" / "Inclusive Schools through Mediation" e do Projeto "Red Malagueña de Mediación Escolar". FORMADORES: MÁRIO GUEDES Mário Guedes é formador experiente de didáticas específicas e de TIC. Tem experiência na formação inicial de professores e na implementação de projetos nacionais e internacionais de desenvolvimento profissional dos professores. Coordenou e participou em inúmeros projetos Comenius e Erasmus (desde 1998) e desempenhou durante seis anos as funções de Embaixador eTwinning para a região do Algarve (2017-2023). É membro da Comissão Pedagógica do CFAE Rui Grácio e é coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação". É Mestre em Ciências da Educação (Informática Educacional), o que lhe permite assegurar os aspetos tecnológicos de várias ações de formação em regime e-learning, o uso de ferramentas digitais na formação e o apoio aos formandos para a produção de conteúdos em diferentes suportes digitais. PATRÍCIA ALMEIDA Patrícia Almeida é licenciada em Educação Social com especializações na área da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e nas Práticas Artísticas para a Inclusão Social. Atualmente, é Educadora Social na EB das Naus, Lagos, onde se dedica a projetos de mediação de conflitos, mediação familiar e mediação artística. Coordena o Gabinete de Mediação da escola, onde é responsável pela formação da equipa de professores nesta área. É subcoordenadora e especialista do projeto Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação", estando envolvida na implementação de atividades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores na área da mediação de conflitos.
Formador
Mário Miguel Pereira Guedes
Patrícia Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |