ChatGPT para Professores turma 1
Apresentação
A formação em inteligência artificial (IA) revela-se essencial para os professores, dado o impacto significativo desta tecnologia na educação e na sociedade contemporânea. A IA está a redefinir os métodos de ensino, permitindo a personalização das aprendizagens, a otimização de processos pedagógicos e administrativos, e a criação de recursos educativos mais inovadores e dinâmicos. Sem uma formação adequada, os professores poderão não estar aptos a explorar plenamente as potencialidades destas ferramentas, nem a avaliar criticamente os seus limites e implicações éticas. Adicionalmente, o domínio de competências em IA é indispensável para preparar os alunos para os desafios de um mundo em constante transformação tecnológica. Neste contexto, a formação docente em IA assume um papel estratégico, capacitando os professores a integrar esta tecnologia de forma eficaz, ética e pedagógica, alinhando-se com as exigências do ensino no século XXI.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar-se sobre a relevância da IA na educação. - Conhecer as potencialidades do ChatGPT para atividades de programação e avaliação, inclusão, diferenciação e adaptação pedagógica.
Conteúdos
• IA na Educação Moderna • Criar Planos de Aula • Criar Atividades Escolares • Inclusão e Adaptação Pedagógica na Sala de Aula • Diferenciação Pedagógica • Relatórios, Avaliação e Feedback • Desenvolvimento Profissional Contínuo • Extensões do ChatGPT para Professores
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: proporcionar uma visão clara e acessível sobre o conceito de inteligência artificial (IA), explorando as suas aplicações práticas no contexto educativo. Serão apresentados os benefícios mais relevantes da IA, como a personalização de aprendizagens e a otimização de tarefas administrativas, bem como as suas limitações e as implicações éticas associadas. Pretende-se, com esta abordagem, dotar os professores de uma compreensão abrangente e crítica sobre o impacto da IA na educação. Componente prática com base na seguinte metodologia: através de uma formação expositiva, serão apresentados exemplos concretos de como ferramentas de IA podem ser utilizadas para criar planos de aula, elaborar atividades ou simplificar processos administrativos. Esta metodologia permitirá aos professores visualizar a integração da IA no ensino, ilustrando de forma clara o potencial destas tecnologias na modernização das práticas pedagógicas. Bibliografia: Horta, L. (2024). ChatGPT para Professores. Faro: Editora Webfarus.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADOR LUÍS HORTA Professor, com mais de 25 anos de experiência no ensino da Informática. Licenciado em Ensino de Informática e Mestre em Observação e Análise da Relação Educativa. Autor do livro “ChatGPT para Professores, atualmente é CEO da Webfarus Marketing Digital e dedica-se à pesquisa em Tecnologias Educacionais, explorando como ferramentas como o ChatGPT podem transformar a educação. Autor de diversos softwares informáticos, nomeadamente com aplicação na área educacional, nomeadamente GForma e CortaMato. Mais de 1000 horas como formador de adultos e experiência como professor convidado em diversas universidades.
Formador
Luís Manuel Agostinho Horta
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |