307

Workshop de Voz e Saúde Vocal turma 1

Apresentação

Esta ação nasceu da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. O Dia Mundial da Voz celebra-se a 16 de abril. A celebração da data pela ONU tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos o poder único da VOZ, não apenas como ferramenta plena de comunicação, rica e complexa, mas também como reflexo da nossa identidade, como expressão e ligação com a sociedade e o mundo que nos rodeia. Os cuidados com a voz ainda é assunto frequentemente esquecido, mas de extrema importância na rotina diária dos professores, que fazem uso da voz durante períodos longos, muitas vezes sob stress, traduzindo-se em esforço vocal, cansaço, dificuldade de projeção e por vezes em patologias vocais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial; Pessoal Não Docente.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Aumentar o conhecimento sobre a voz e o seu funcionamento; - Entender a necessidade de cuidar da voz para prevenção de patologias; - Desenvolver uma maior consciência vocal, individual e colectiva; - Promover processos criativos relacionados com a voz

Conteúdos

- Anatomia e fisiologia da voz; - Pilares da voz; - Problemáticas da voz; - Cuidados com a voz; - Exercícios de manutenção vocal; - Exercícios de corpo e voz; - Voz e criatividade

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Palestra com recursos visuais Componente prática com base na seguinte metodologia: Trabalho individual e em grupo

Modelo

ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORA EXTERNA: CARLA PONTES Licenciatura em Ensino de Educação Visual e Tecnológica Pós-graduação em ArteTerapia Especializações em Pedagogia Vocal, Estill voice, Modern Vocal Training, Belting, Libertação Somática Carla Pontes nasceu em Lisboa e licenciou-se em ensino artístico, tendo exercido a atividade docente de 1999 a 2015 na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Em 2003 iniciou os seus estudos de canto lírico na Academia de Música de Lagos, na classe da professora alemã Birgit Wegemann. Desde então, assistiu a diversos workshops, cursos, seminários, aulas particulares e masterclasses, em Portugal e no estrangeiro, destacando-se o Curso Internacional de Música  Vocal da Universidade de Aveiro; o Curso do método Estill Voice Training System  - Compulsory Figures for Voice Control I e o estágio para cantores de nível intermédio e avançado, do Festival Internacional de Saint- Bertrand de Cumminges, em França, sob a orientação da consagrada Guillemette Laurens. Frequentou igualmente o I Festival Voz de Mulher, em 2007, trabalhando na área do canto tradicional português, com o grupo Segue-me à Capela; canto sefardita e dos Balcãs, com Judith Cohen e canto contemporâneo e de exploração, com Meredith Monk. Destacam-se aulas particulares/masterclasses com os seguintes professores, em Portugal: Isabel Alcobia, Sandra Medeiros, Lúcia Lemos, Ângela Silva, Elvira Ferreira, João Paulo Santos, João Lourenço, Mário Alves, Liliana Bizineche, Ana Leonor Pereira, Ana Ester Neves; Ana Hasler (Barcelona); Enza Ferrari (Itália); Guillemette Laurens (França), Juanita Bowden-Marino (Austrália). Trabalhou com Jorge Parente nas Oficias de Corpo e Voz, uma abordagem de Zygmunt Molik, “O alfabeto do corpo”; Sandra Sofiati (Brasil), em sessões de bioenergética e corpo sonoro;  com Victor Turull (Barcelona), realizando o curso BioVoz e com Prathibba (Índia), em sessão de Voicing, explorando assim o canto numa prespectiva mais abrangente. Realizou ainda workshops da metodologia de Karina Schelde, “Soul Voice” e “Voice Healing” com Jill Purce, em Inglaterra e Somatic Voice/LoVetri, entre outros. Esteve ainda em retiro intensivo com Jacky Peeters (Holanda), experienciando a metodologia Soul Voice e Voice Liberation, a qual passou a acompanhar anualmente como assistente nos seus retiros de libertação vocal e cura com a voz, em Portugal e Espanha, até ao ano de 2020. Trabalhou Alexander Technique com Isobel Andersen e Roberto Reveilleu. Realizou uma pós- graduação em ArteTerapia e Waking Dream Therapy. Formou-se em Modern Vocal Technique, como coach vocal e em Vocal Health First Aider. Continua a pesquisar e a realizar estudos no âmbito da pedagogia vocal, canto, terapia de som e terapias expressivas, dedicando-se também ao ensino, dando aulas particulares de técnica e exploração vocal e sessões de terapia e libertação vocal, bem como workshops de voz como veículo de auto-conhecimento. Criou diversos projectos com diferentes formações, quer em duo, trio ou mais elementos, no âmbito da música clássica, ópera, mas também de fusão, como o projeto OperaRocks.  Em 2022 lançou o seu 1º álbum de música original, com o produtor e compositor Barqueiro, intitulado “O mar em mim”. www.carlapontes.info FORMADORA INTERNA: PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Formador

Carla Alexandra Pereira Pontes

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2025 (Domingo) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 09-02-2025 (Domingo) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 09-02-2025
Fim: 09-02-2025
Acreditação: ACD9/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas

INSCREVER-ME