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A Importância da Narração Oral turma 1

Apresentação

Esta ação de formação de curta duração nasceu da iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas / Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. A certificação confere 3 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da docência. A narração é uma ferramenta poderosa para ser usada em contexto educacional com vários grupos/idades e pode ser usada para a transmissão mais atraente de conteúdos e aprendizagens. Esta ação visa dar a conhecer a técnica de narração oral, capacitando os formandos para desenvolverem as suas capacidades narrativas.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores que lecionam Português.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Dar a conhecer formas de recolha e preparação dos contos; - Explorar as técnicas de narração oral de histórias; - Promover e estimular a utilização de objetos como desbloqueadores de imaginários e de criação de ambientes;

Conteúdos

-Técnicas de narração oral de histórias; -Processo de visualização; -A descoberta do "eu" contador; -Utilização de objetos como desbloqueadores de imaginários; -A escolha de contos e a sua abordagem consoante as idades; -Exploração de noções básicas de postura, comunicação e voz; -Improvisação e criatividade, técnicas e exercícios;

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Uma parte expositiva e outra parte com demonstração prática dos conteúdos Componente prática com base na seguinte metodologia: serão usadas dinâmicas de grupos e exercícios individuais ou em pequenos grupos, explorando as técnicas partilhadas. Os formandos também apresentarão uma pequena história com base nas técnicas aprendidas.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatória). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (online e obrigatória).

Observações

FORMADORES FORMADOR EXTERNO: BRUNO BATISTA Licenciado em Animação Sociocultural. Ator, formador e contador de histórias, vive desde 2007 em Lisboa onde nasceu em 1979. Até 2007 viveu em Lagoa, algarve, participando numa dezena de produções teatrais na Associação Ideias do Levante, a qual ajudou a fundar. Desenvolveu os seus estágios nas Bibliotecas de Santarém e Portimão, criando e implementando projetos de animação sociocultural. Recentemente foi Animador e programador na Biblioteca Municipal da Moita durante um ano. Como contador tem mais de 1000 sessões de histórias realizadas por todo o país. Participa em festivais e feiras do livro, assim como em escolas e bibliotecas. Dinamizou o programa radiofónico “Conto num minuto” na Rádio Racal e colabora desde 2008 com a Biblioteca de Lagoa com sessões de contos regulares. É atualmente embaixador da Editora Livros Horizonte e narrador na Livraria Gatafunho e na Livraria Baobá. Como formador certificado realiza workshops de narração oral, de promoção do livro e da leitura e de Animação de Bibliotecas. Colaborou com a DGLAB na realização de um webinar sobre Animação de Bibliotecas. Foi também professor no ensino público durante 8 anos nos cursos profissionais. Como ator entrou em várias produções teatrais no algarve, no teatro da trindade e no teatro D.Maria II. Com a companhia Rituais Dell Arte participou nas peças de teatro musical infantil com espetáculos por todo o país. Colabora atualmente com o Teatro Experimental de Lagos, desenvolvendo vários projetos de teatro e de narração oral, como por exemplo os Percursos performativos e narrativos no Património. Recentemente agenciado pela KLIP, tem realizado trabalhos em publicidade e televisão. FORMADORA INTERNA: PAULA CORREIA Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Formador

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Bruno Filipe Francisco Batista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 25-01-2025
Fim: 25-01-2025
Acreditação: ACD12/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas