Laboratórios de Educação Digital: Exploração Pedagógica e Boas Práticas turma 1
Apresentação
Esta ação de formação de curta duração nasceu da iniciativa dos Embaixadores Digitais dos CFAE / DGE com a EDUCOM (Algarve) e terá uma certificação de 6 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência. A formação visa responder a necessidades específicas de formação de professores no âmbito da integração de tecnologias digitais na prática pedagógica. A sua implementação está alinhada com os desafios impostos pela transformação digital na educação, que requer a preparação de professores para utilizarem eficazmente ferramentas digitais, metodologias inovadoras e recursos tecnológicos de forma a enriquecer as experiências de ensino e aprendizagem. Potenciar a utilização dos Laboratórios de Educação Digital (LED), através de uma visão estratégica da sua gestão e da utilização dos seus equipamentos, contribuirá para a majoração do seu potencial pedagógico e didático, enquanto se apoiam as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e aprendizagem. Dada a especificidade dos recursos e equipamentos dos diferentes LED, é fundamental desenvolver uma ação formativa que contemple as particularidades de cada laboratório.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Capacitar os professores para a utilização eficaz dos recursos disponibilizados pelos Laboratórios de Educação Digital (LED) no contexto educativo. - Promover a integração de tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras. - Fomentar a partilha de boas práticas no uso de ferramentas digitais para potenciar a aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
1. Introdução aos LED (1h) • Enquadramento do programa LED nas escolas: objetivos e impacto. • Apresentação dos equipamentos e softwares disponíveis. 2. Exploração prática dos recursos digitais (2h) • Demonstração e utilização das principais ferramentas tecnológicas. • Laboratório prático: criação de cenários educativos com os equipamentos LED. 3. Planeamento e implementação pedagógica (2h) • Estratégias para integrar as tecnologias dos LED em diferentes disciplinas e níveis de ensino. • Exemplos de atividades didáticas inovadoras (cenários de aprendizagem). 4. Partilha de boas práticas e reflexão final (1h) • Discussão sobre os desafios e oportunidades no uso dos LED. • Reflexão coletiva e sugestões para o futuro. Bibliografia: European Commission (2022). Digital Education Action Plan 2021-2027: Resetting Education and Training for the Digital Age. Ministério da Educação (2022). Orientações para os Laboratórios de Educação Digital. OECD (2023). Education in the Digital Age: Best Practices and Policies. UNESCO (2023). Harnessing Digital Technologies in Education: Guidelines for Effective Use.
Metodologias
Estratégia Baseada na Contextualização e Exploração Reflexiva 1- A componente teórica será desenvolvida com base numa abordagem expositiva e reflexiva, centrada na contextualização do uso dos Laboratórios de Educação Digital (LED) no âmbito pedagógico. A estratégia incluirá: • Sessões expositivas interativas, onde os formadores apresentarão os princípios fundamentais, as potencialidades didáticas e os conceitos-chave associados à integração das tecnologias digitais no ensino; • Estudo de casos reais que ilustram boas práticas de utilização dos LED, permitindo aos formandos analisar criticamente diferentes abordagens e adaptá-las ao seu contexto educativo; • Discussão e reflexão colaborativa, promovendo o diálogo entre os participantes para fomentar a troca de ideias e a construção de conhecimento em grupo. 2- Componente prática com base na seguinte metodologia: Metodologia Baseada na Aprendizagem pela Ação A componente prática adotará uma metodologia ativa, centrada na experimentação e no desenvolvimento de competências através de atividades concretas. As etapas principais incluem: • Exploração direta dos equipamentos e recursos dos LED, onde os formandos terão contacto com as ferramentas tecnológicas disponíveis, aprendendo a configurá-las e a utilizá-las em cenários pedagógicos simulados; • Desenvolvimento de microprojetos pedagógicos, que consistem na criação de estratégias e cenários de aprendizagem, com base nos conteúdos e recursos explorados durante a formação;
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORES: MÓNICA ALDEIA LICENCIATURA: Curso de Professores do Ensino Básico na variante de Português e Francês – GRAU DE LICENCIADO (1996); Curso de Professores do Ensino Básico em ensino primário – GRAU DE BACHAREL (1995) PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Formação Especializada em Em Administração e Organização Escolar (2023); Curso de Formação Especializada em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor (2022); Especialização em Igualdade de Género (2021); Especialização em Web Design – Certificado de Formação Profissional (2004) MESTRADO: Reconhecimento do GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (Certificado-Diploma de Estudios Avanzados, 2003) DOUTORAMENTO: Doutoramento Europeu em Ciências da Educação (2006) OUTRAS HABILITAÇÕES: Certificado de Aptidão Profissional (CAP) - Renovação n.º EDF 269/98 DG (2003); CURSO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL – 3º CICLO E ENSINO SECUNDÁRIO (1999); CERTIFICADO DE FORMADOR DO CCPFC: Certificado de Registo de Formador CCPFC/RFO-14755/02 (B 03 Educação e Desenvolvimento, C 06 Ensino Recorrente, C 15 Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), D 05 Relações entre Educação e Sociedade) Desde setembro de 2024 é docente em mobilidade estatutária no CCTIC EDUCOM (DGE/ERTE). Possui vasta experiência no setor da educação, com funções que abrangem docência, formação de professores e consultoria. A nível profissional tem desempenhado papéis como docente em diversos níveis de ensino, incluindo o superior, e é responsável pela criação e implementação de formações acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Além disso, tem contribuído significativamente para a integração das tecnologias digitais na educação, tendo sido Embaixadora Digital no CFAE Albufeira, Lagoa e Silves e administradora de plataformas de gestão de aprendizagem, como o Moodle. A sua formação académica e profissional reflete um perfil altamente qualificado, com especializações em Administração Escolar, Educação Especial e Igualdade de Género, mestrado em ciências da educação e doutoramento europeu na área da formação de professores. Complementarmente, a sua experiência inclui a criação de materiais pedagógicos inovadores, avaliação de software educativo e participação ativa em projetos de investigação e eventos internacionais. Estas competências tornam-na uma referência no âmbito da inovação educativa e formação contínua de professores. ANTÓNIO VIDAL SANTOS Formação Académica e Formação Profissional: Licenciatura em Ensino de Matemática, Universidade de Évora. Formação Pedagógica, Didáctica e Específica nas áreas da Pedagogia; Matemática e Desenho e Geometria Descritiva. Professor de Matemática no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, em Lagos; Formador de Didática da Matemática e de Tecnologias de Informação e Comunicação, certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua: Didáticas Específicas (Matemática) e Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação da Informática). Desempenha o cargo de Embaixador Digital da DGE do CFAE DR. Rui Grácio, de 1 de setembro de 2021 até à presente data. Tem dinamizado ao longo dos últimos anos inúmeras Ações de Formação para Docentes ao nível das Calculadoras Gráficas e TIC, online e presenciais, e Didática da Matemática, assim como implementação do Plano Tecnológico para a Transição Digital, na Associação de Professores de Matemática, Centro de Formação Dr. Rui Grácio e Direção Geral de Educação. Desempenhou o cargo de Subdiretor do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, de 15 de Julho de 2013 a 13 de Junho de 2017 Presidente da Comissão Administrativa Provisória da Escola Secundária Júlio Dantas, de 1 de agosto de 2012 a 14 de julho de 2013. Assistente Convidado de Análise Matemática I e II, de 3 de outubro de 1997 a 30 de junho de 2003, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve.
Formador
António Vidal Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |