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Uma espécie de espaço de LIBERDADE turma 1

Apresentação

Esta ação de formação nasceu da iniciativa do Plano Nacional das Artes e do LAC - Laboratório de Atividades Criativas - de Lagos, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. O Plano Nacional da Artes (PNA), estrutura criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, das culturas e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) enfatiza que o espaço seja, todo ele, território educativo e que a programação em colaboração seja uma constante. Ao articular a educação e a cultura, criamos um espaço de valorização da contemplação, do lúdico, da descoberta. Para além disso, as artes e os processos criativos permitem gerar dinâmicas transdisciplinares, cruzando e integrando conhecimentos de várias disciplinas, facilitando a mobilização do saber em ação, capacitando para uma cidadania cultural inclusiva onde a ludicidade e a experimentação/exploração são motores de aprendizagem e caminhos para o bem-estar. Se pensarmos nos espaços culturais enquanto territórios educativos, a experiência de visitar uma galeria de arte/espaço cultural, será decerto, um momento importante de aprendizagem, se trabalhado metodologicamente, tendo em vista uma determinada intenção. Esta curta formação pretende, então, promover um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte, assente em propostas que mobilizam diferentes linguagens expressivas, permitindo novos olhares e possibilidades para as práticas pedagógicas.

Destinatários

Coordenadores dos Planos Culturais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Lagos e respetivas equipas.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Aproximar as escolas de um espaço cultural local; • Ampliar a experiência de uma visita a um espaço cultural; • Pensar (n)outros territórios educativos; • Aprofundar a relação com as obras de arte; • Construir possibilidades metodológicas para abordar os currículos a partir das obras de arte/espaço; • Valorizar a fruição e a criação como veículo para a aprendizagem curricular e para o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO; • Considerar um espaço cultural como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas.

Conteúdos

• Relação do corpo com o espaço, os outros e a obra de arte; • As biografias pessoais na sua relação com as obras de arte e os conteúdos programáticos; • Criação a partir de diversos estímulos; • Construção de narrativas, conceitos e formas, a partir da observação de obras; • Criação coletiva de objetos artísticos; • Criação de possibilidades de ensino/aprendizagem; • Sensibilidade estética e pensamento divergente. Bibliografia: ACASO, M. & MEGIAS, C. (2017). “Art Thinking”. Paidós Educacion. MARTINS, I. & MATOSO, M. (2021). “Como ver coisas invisíveis”. Planeta Tangerina. PEREC, J. (2003). “Especies de espácios”. Montesinos. PIRES, A. et al (2017). “10x10: Ensaios entre Arte e Educação”. Fundação Calouste Gulbenkian. SMITH, K. (2017). “Como ser um explorador do mundo”. Planeta Editora.

Metodologias

A formação será eminentemente prática, com propostas de exploração, criação e ampliação a partir de diversos estímulos, e utilizando diferentes linguagens artísticas, sendo os fundamentos teóricos integrados gradualmente nessa lógica.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos. Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Observações

FORMADORAS: NÁDIA FERREIRA TORRES LICENCIATURA: PINTURA (Escola Superior de Belas Artes, 1987) MESTRADO: DESENHO (Faculdade de Belas Artes, 2005) CERTIFICADO DE FORMADOR DO CCPFC: RFO-31740/12 Para além de desenvolver a função de docente de Artes Visuais, é coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes desde o seu início e tem sido formadora na área da Educação Ambiental pela Arte. É autora do livro “Aromas e Sabores” edição escola C+S de Mértola e Câmara Municipal de Mértola, 1997; foi também autora do livro “Guardiães da água do Sul”, projeto integrado no PREAA, edição da Escola EB 2,3 E/S de S. Sebastião de Mértola, Março de 2007. Foi “Coordenadora do projeto ilustração de contos e lendas tradicionais do Concelho de Mértola”, Contos ilustrados”, edição conjunta da Câmara Municipal de Mértola, em junho de 2011. Participou em inúmeras exposições individuais e coletivas de ourivesaria, pintura, escultura e desenho, fez ilustrações para livros, cartazes, revistas. INÊS FÉRIN LICENCIATURA: Ciências do Desporto, Faculdade de Motricidade Humana (1999) PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Formação Especializada (Pós-Graduação) em “Ensino Especial – Domínios Cognitivo e Motor” (2014), Instituto Superior D. Afonso III, Loulé e Curso de Pós-graduação “Desporto no Turismo”, Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação (2004) OUTRAS HABILITAÇÕES: Curso de Artes Terapias, Sociedade Portuguesa de Arteterapia, Faro. CERTIFICADO DE FORMADOR DO CCPFC: RFO -15919/03 Docente de Educação Física desde 1999, assumiu diversas funções nas escolas por onde passou, desenvolvendo inúmeros projetos de interação do corpo com a Arte, a Cultura e o Património, transversalizando o currículo e o ensino/aprendizagem. Lecionou também na Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação, as disciplinas de Expressão Corporal, Dança Criativa, Cultura Tradicional, Práticas Artísticas em Grupo. Formadora no Programa de Educação Estética e Artística, área de Dança. Performer em diversos projetos artísticos, coreógrafa em outros, figurinista, encenadora, fez parte da equipa de produção de festivais culturais. Coordenadora do Plano Cultural do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa durante 4 anos e Coordenadora Intermunicipal o Plano Nacional das Artes desde 2022.

LOCAL DA FORMAÇÃO: LAC – Laboratório de Atividades Criativas (Lagos)

Formador

Nádia Ferreira Torres

Inês Amaral Férin

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-02-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 05-02-2025
Fim: 05-02-2025
Acreditação: ACD13/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: LAC – Laboratório de Atividades Criativas (Lagos)