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Polinizadores – Conhecer para Educar e Cuidar turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração resultou da iniciativa da Associação A Rocha, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. O certificado é de 6 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência e só é emitido se for cumprida 100% da assiduidade nas duas sessões previstas. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) constitui um documento de referência, juntamente com Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Pretende-se que os alunos desenvolvam valores e competências cruciais para a sua intervenção na sociedade de forma livre, fundamentada e participada nas grandes questões que preocupam os seres humanos. Um dos grandes pilares da ENEC é a “Educação para a Sustentabilidade” que visa a promoção nos alunos desta consciência de sustentabilidade, da qual depende a continuidade da nossa civilização no planeta Terra. A formação dos professores é fundamental para concretização dos valores da cidadania e interligação com as aprendizagens essenciais dos alunos para que estes interajam de forma autónoma, consciente e construtiva com a sociedade e o ambiente. A Ação de Curta Formação (ACD) que propomos aborda temáticas relacionadas com a Biodiversidade e Sustentabilidade na Terra, tendo como referência o tema da polinização e dos polinizadores. A polinização de plantas com flor realizada por animais é um serviço dos ecossistemas de grande valor para a humanidade. Sem este serviço, a maior parte das flores não se conseguiria reproduzir sexualmente e a maior parte dos seres humanos não teria comida ou outros produtos provenientes das plantas. Os insetos estão entre o grupo de animais que mais contribui para a polinização, pelo que estes devem ser considerados sistemas ecológicos de grande valor em termos de conservação da natureza. Presentemente existe uma preocupação global relativamente ao declínio dos insetos e muitos estudos comprovam o declínio de insetos polinizadores. Trata-se, portanto, de um tema emergente cuja abordagem poderá certamente contribuir para garantir que os processos de ensino-aprendizagem ajudem os alunos a desenvolver formas de relacionamento responsável com os seus concidadãos e também com os outros seres vivos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Técnicos de Ambiente.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Potenciar atividades de indagação e pequenas investigações, incluindo preferencialmente a utilização de atividades laboratoriais e de campo. 2. Privilegiar atividades práticas suscitadas por situações problemáticas abertas que favoreçam a explicitação das conceções prévias dos alunos. 3. Formulação e confrontação de hipóteses, a eventual planificação e realização de atividades experimentais e respetivo registo de dados, atribuindo especial ênfase à introdução de novos conceitos e à sua integração e estruturação nas representações mentais dos alunos. 4. Aplicação dos conhecimentos adquiridos às competências na área de Bem-estar, Saúde e Ambiente no sentido da promoção, criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. 5. Promover o desenvolvimento e incremento da literacia científica de professores e alunos; 6. Realizar trabalho cooperativo, promovendo um clima de diálogo e de participação entre todos.

Conteúdos

1. Os polinizadores: Conhecer para Educar e Cuidar - Introdução (Paula Banza) 2. Importância dos polinizadores – projeto “polinizAÇÃO” (polli.NET- Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização) 3. Estações de Biodiversidade – um recurso educativo (TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) 4. “Dar Nome à Traça” – um projeto de ciência-cidadã (REBN – Rede de Estações de Borboletas Noturnas) 5. Saída de campo – Estação da Biodiversidade de Lagos (com o objetivo de Captura e identificação de insetos das várias Ordens)

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Sessão teórica online, na plataforma Moodle do CFAE Rui Grácio + Zoom - 2 horas Componente prática com base na seguinte metodologia: Sessão prática - Saída de campo para observação de polinizadores na Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura (Lagos) - 4 horas

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES: FORMADORA COORDENADORA: PAULA BANZA Paula Banza é professora de Biologia e Geologia, Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, onde obteve também o Grau de Doutoramento em Biologia (vertente Biologia da Conservação), com a tese "Post-fire regeneration of pollination processes: an ecological network approach". Paralelamente à sua atividade profissional como professora, realizou trabalho de voluntariado, em mobilidade estatutária, com a Associação A Rocha, onde tem participado nos vários projetos de Educação Ambiental com as escolas da região. Atualmente realiza trabalho de voluntariado com a Rede de Estações de Borboletas Noturnas, fazendo parte da direção desta associação. É Formadora no Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio em Lagos, desde 2012, tendo sido responsável por várias ações de formação relacionadas com estudo dos seres vivos e habitats no contexto da Educação Ambiental. TÉCNICA DE AMBIENTE: ISABEL SOARES Isabel Soares é Licenciada em Engenharia Agrícola. Coordenadora do departamento de educação ambiental da Associação A Rocha desde 2001. Nos últimos 20 anos, as suas funções na Rocha têm sido: coordenar projetos; guiar atividades de educação ambiental ao ar livre para todos os níveis de escolaridade; formadora-convidada em cinco ações de formação para professores no Centro de Formação Rui Grácio e no Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique. CONFERENCISTAS CONVIDADOS: SÍLVIA CASTRO Sílvia Castro é doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro e, após dois anos no Instituto de Botânica da Academia Checa das Ciências, é atualmente Professora Auxiliar e Investigadora no Departamento de Ciências da Vida e no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, sendo co-líder do grupo de investigação FLOWer Lab. Desenvolve a sua investigação em áreas da biologia floral, reprodução das plantas e evolução das plantas com flor. Nos últimos 5 anos, tem estado envolvida em vários projetos com uma perspetiva aplicada, quantificando as interações planta-polinizador e serviços de polinização em ecossistemas naturais e antropizados e testando soluções para conservar e promover os serviços de polinização em agroecossistemas. É coordenadora da Polli.NET, uma rede nacional para a conservação e sustentabilidade dos polinizadores e da polinização, e em conjunto com o ICNF, coordena o projeto PolinizAÇÃO com a missão de desenvolver o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Polinizadores. Entre múltiplas iniciativas, o Polinização inclui atividades de disseminação e sensibilização, e também duas iniciativas de ciência cidadã, o FitCount e o projeto do iNaturalist PolinizAÇÃO. ALBANO SOARES Nascido no Porto, Albano Soares é um naturalista e fotógrafo de natureza com um conhecimento profundo sobre insetos, polinizadores e não só. Dedica-se à fotografia destes pequenos gigantes há mais de 20 anos, revelando-nos animais que frequentemente passam despercebidos, mas cuja a importância é imensa. Há sensivelmente 15 anos decidiu dedicar-se exclusivamente à entomologia e integra atualmente a equipa do TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Nos últimos anos trabalha principalmente com as nossas abelhas selvagens, um grupo faunístico muito diverso e pouco desconhecido e por isso muito desafiante. É autor de vários artigos científicos e guias regionais, além de ser um comunicador apaixonado. Colabora regularmente com a revista Wilder e partilha o seu saber em palestras e eventos de norte a sul de Portugal, inspirando a valorização e a conservação da biodiversidade. JOÃO NUNES João Nunes, 25 anos. Valongo, Portugal Mestre em Engenharia Biológica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente exerce funções de consultor em engenharia ambiental e em estudos de levantamento de biodiversidade. É coordenador do projeto nacional de monitorização de borboletas noturnas REBN e vice-presidente da associação homónima. Conta já com vários artigos e livros publicados no tema. Foi autor do primeiro Livro Vermelho dos Invertebrados de Portugal Continental.

Formador

Paula Virgínia Serra Parreira Banza

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-03-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Online síncrona
2 22-03-2025 (Sábado) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
Início: 21-03-2025
Fim: 22-03-2025
Acreditação: ACD14/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 6 h
Local: Moodle CF Rui Grácio e Est. Biodiversidade Barragem Bravura

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