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Polinizadores – Conhecer para Educar e Cuidar turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração resultou da iniciativa da Associação A Rocha, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. O certificado é de 6 horas na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de docência e só é emitido se for cumprida 100% da assiduidade nas duas sessões previstas. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) constitui um documento de referência, juntamente com Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Pretende-se que os alunos desenvolvam valores e competências cruciais para a sua intervenção na sociedade de forma livre, fundamentada e participada nas grandes questões que preocupam os seres humanos. Um dos grandes pilares da ENEC é a “Educação para a Sustentabilidade” que visa a promoção nos alunos desta consciência de sustentabilidade, da qual depende a continuidade da nossa civilização no planeta Terra. A formação dos professores é fundamental para concretização dos valores da cidadania e interligação com as aprendizagens essenciais dos alunos para que estes interajam de forma autónoma, consciente e construtiva com a sociedade e o ambiente. A Ação de Curta Formação (ACD) que propomos aborda temáticas relacionadas com a Biodiversidade e Sustentabilidade na Terra, tendo como referência o tema da polinização e dos polinizadores. A polinização de plantas com flor realizada por animais é um serviço dos ecossistemas de grande valor para a humanidade. Sem este serviço, a maior parte das flores não se conseguiria reproduzir sexualmente e a maior parte dos seres humanos não teria comida ou outros produtos provenientes das plantas. Os insetos estão entre o grupo de animais que mais contribui para a polinização, pelo que estes devem ser considerados sistemas ecológicos de grande valor em termos de conservação da natureza. Presentemente existe uma preocupação global relativamente ao declínio dos insetos e muitos estudos comprovam o declínio de insetos polinizadores. Trata-se, portanto, de um tema emergente cuja abordagem poderá certamente contribuir para garantir que os processos de ensino-aprendizagem ajudem os alunos a desenvolver formas de relacionamento responsável com os seus concidadãos e também com os outros seres vivos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Técnicos de Ambiente.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Potenciar atividades de indagação e pequenas investigações, incluindo preferencialmente a utilização de atividades laboratoriais e de campo. 2. Privilegiar atividades práticas suscitadas por situações problemáticas abertas que favoreçam a explicitação das conceções prévias dos alunos. 3. Formulação e confrontação de hipóteses, a eventual planificação e realização de atividades experimentais e respetivo registo de dados, atribuindo especial ênfase à introdução de novos conceitos e à sua integração e estruturação nas representações mentais dos alunos. 4. Aplicação dos conhecimentos adquiridos às competências na área de Bem-estar, Saúde e Ambiente no sentido da promoção, criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. 5. Promover o desenvolvimento e incremento da literacia científica de professores e alunos; 6. Realizar trabalho cooperativo, promovendo um clima de diálogo e de participação entre todos.

Conteúdos

1. Os polinizadores: Conhecer para Educar e Cuidar - Introdução (Paula Banza) 2. Importância dos polinizadores – projeto “polinizAÇÃO” (polli.NET- Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização) 3. Estações de Biodiversidade – um recurso educativo (TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) 4. “Dar Nome à Traça” – um projeto de ciência-cidadã (REBN – Rede de Estações de Borboletas Noturnas) 5. Saída de campo – Estação da Biodiversidade de Lagos (com o objetivo de Captura e identificação de insetos das várias Ordens)

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Sessão teórica online, na plataforma Moodle do CFAE Rui Grácio + Zoom - 2 horas Componente prática com base na seguinte metodologia: Sessão prática - Saída de campo para observação de polinizadores na Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura (Lagos) - 4 horas

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES: PAULA BANZA Paula Banza é professora de Biologia e Geologia, Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, onde obteve também o Grau de Doutoramento em Biologia (vertente Biologia da Conservação), com a tese "Post-fire regeneration of pollination processes: an ecological network approach". Paralelamente à sua atividade profissional como professora, realizou trabalho de voluntariado, em mobilidade estatutária, com a Associação A Rocha, onde tem participado nos vários projetos de Educação Ambiental com as escolas da região. Atualmente realiza trabalho de voluntariado com a Rede de Estações de Borboletas Noturnas, fazendo parte da direção desta associação. É Formadora no Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio em Lagos, desde 2012, tendo sido responsável por várias ações de formação relacionadas com estudo dos seres vivos e habitats no contexto da Educação Ambiental. ISABEL SOARES Isabel Soares é Licenciada em Engenharia Agrícola. Coordenadora do departamento de educação ambiental da Associação A Rocha desde 2001. Nos últimos 20 anos, as suas funções na Rocha têm sido: coordenar projetos; guiar atividades de educação ambiental ao ar livre para todos os níveis de escolaridade; formadora-convidada em cinco ações de formação para professores no Centro de Formação Rui Grácio e no Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.

Formador

Paula Virgínia Serra Parreira Banza

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-03-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Online síncrona
2 22-03-2025 (Sábado) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
Início: 21-03-2025
Fim: 22-03-2025
Acreditação: ACD14/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 6 h
Local: Moodle CF Rui Grácio e Est. Biodiversidade Barragem Bravura

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