315

Clube de Leitura TICmalha (Leitura, Tecnologia, Inclusão e Tricot) turma 1

Apresentação

Esta ação nasceu da iniciativa do CRTIC - Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Faro, em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Certificação de 3 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da Docência. O Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de julho prevê que as opções metodológicas tomadas terão de ter como base o Desenho Universal para a Aprendizagem, partindo do princípio que a escola é um local onde todas as crianças e jovens têm o direito a ter um atendimento e uma educação de qualidade, onde se procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, ainda que através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Assim, é fundamental, a par com a excelência científica dos docentes, que estes tenham estratégias e ferramentas que possam facilitar a construção de materiais e práticas para respeitar os ritmos de aprendizagem dos alunos. O "Clube de Leitura TICmalha (leitura, tecnologia, inclusão e tricot)" é uma iniciativa do Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC), do Algarve. Une diversas atividades e objetivos para promover um ambiente inclusivo e enriquecedor.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Promoção da Leitura e Cultura: Incentivar a leitura e a troca de ideias literárias entre os membros, proporcionando um espaço para discussões sobre livros e temas variados; Integração da Tecnologia: Utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação e organização do clube, além de explorar temas literários que envolvam tecnologia; Inclusão Social: Criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam bem-vindos, independentemente de idade, gênero, habilidade ou background. Promover a diversidade e a igualdade entre os participantes; Desenvolvimento de Habilidades Manuais: Ensinar e compartilhar técnicas de tricot, promovendo a aprendizagem de novas habilidades e a valorização do trabalho manual; Fortalecimento de Laços Comunitários: Fomentar a interação social e o fortalecimento de laços entre os membros, criando uma comunidade unida e solidária; Bem-estar e Relaxamento: Proporcionar momentos de descontração e relaxamento através da leitura e do tricot, contribuindo para o bem-estar mental e emocional dos participantes; Troca de Conhecimentos e Experiências: Facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os membros, tanto sobre literatura quanto sobre tricot e outras áreas de interesse; Criatividade e Expressão Pessoal: Estimular a criatividade e a expressão pessoal através da confeção de peças de tricot e da discussão de temas literários variados.

Conteúdos

Apresentação da ação e seu funcionamento; Divulgação dos serviços e da atividade dos Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) - centros prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação; Conceito de produto de apoio; Conceito de software livre; Apresentação do "Clube de Leitura TICmalha (leitura, tecnologia, inclusão e tricot)". BIBLIOGRAFIA Aprendizagens Essenciais: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Educação Inclusiva: https://www.dge.mec.pt/educacao-inclusiva Plano Nacional de Leitura: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/home Retrosaria Rosa Pomar: Retrosaria Rosa Pomar Rosários4: Rosários 4 - YouTube

Metodologias

Serão abordados os conteúdos teórico-práticos da temática e dada orientação para implementar atividades práticas.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORA MARIA DE FÁTIMA BORRALHO LICENCIATURA: Matemática (Ensino) PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Álgebra e Lógica DOUTORAMENTO: Álgebra Computacional Maria de Fátima Borralho é Professora do Quadro do Agrupamento Pinheiro e Rosa, grupo 500 - Matemática, em Faro, a exercer funções no Centro de Recursos TIC para a Educação Especial desde novembro de 2007. Investigadora, em tempo parcial, na Universidade do Algarve, desde 2022; Iniciou em 2014 investigação científica na área de Álgebra Computacional – Semigrupos, com o apoio do Professor Doutor João Araújo, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, de Lisboa e do Professor Doutor Michael Kinyon, do Departamento de Matemática da Universidade de Denver, USA. Docente convidada do Curso de Especialização de Pós-Licenciado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve do Instituto Piaget, de dezembro de 2010 a julho de 2012. Professora de Matemática no Ensino Secundário de setembro de 2005 a novembro de 2007. Assistente Convidada do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT, da Universidade do Algarve de setembro de 1999 a agosto de 2005. Professora de Matemática no Ensino Secundário de janeiro de 1990 a agosto de 2001.

Formador

Maria de Fátima Lopes Borralho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 24-02-2025
Fim: 24-02-2025
Acreditação: ACD16/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio e Zoom.