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Oficina de Teatro, Expressão Dramática e Narração Oral turma 1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

 Adquirir técnicas expressivas que ajudam na comunicação em sala de aula e em sessões de dinamização da leitura;  Conhecer e aprofundar a consciência do funcionamento da voz, em articulação com a respiração e a postura corporal;  Abordar os jogos dramáticos como um conjunto de ferramentas didáticas de múltiplas valências;  Entender a expressão dramática como um conjunto de atividades promotoras da consciência de si, da plena atenção e do foco;  Explorar as possibilidades lúdicas e pedagógicas do jogo teatral;  Desenvolver o potencial criativo em contexto didático.

Conteúdos

Jogos teatrais de relaxamento e dinâmica de grupo;  Técnicas de relaxamento, consciência de si, de grupo e de espaço;  Princípios de movimento teatral e postura física;  Respiração abdominal, intercostal e torácica;  Produção vocal saudável: colocação da voz e abertura dos ressoadores;  Técnicas de improviso e contracena;  Introdução a uma ficção teatral imersiva e interdisciplinar;  Abordagem à leitura em público: presença cénica e relação com a audiência, exploração de ritmos diferentes vocalidades na narração oral.

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: - Exposição (sempre acompanhada de exercícios práticos) dos princípios essenciais do jogo dramático e teatral, objetivando, para cada exercício prático, quais os objetivos e os conteúdos que estamos a trabalhar. - Apresentação (e distribuição de documento impresso pelos participantes) de uma proposta sintética de exercícios metodológicos para a preparação vocal do professor / educador / narrador, no melhoramento da sua produção vocal e no trabalho sobre a sua comunicação expressiva para os grupos de alunos. - Sugestão de leituras e bibliografia (Peter Slade, João Mota, Dorothy Heathcoat, Paul Rooyackers, Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros), através de referências que vão sendo citadas ao longo da sessão. Componente prática com base na seguinte metodologia: - Condução de um exercício imersivo que reúne expressão dramática, expressão plástica e escrita criativa, debate sobre os objetivos e conteúdos implicados no exercício e partilha de impressões e reflexões sobre o mesmo. - Realização de jogos dramáticos, privilegiando designadamente aqueles que visam dinâmicas de grupo, consciência de si, movimento expressivo e contracena. - Trabalho vocal nas suas várias etapas: preparação física, respiração adequada, projeção do som, utilização dos ressoadores de peito, nuca, face e cabeça. - Improvisos sobre a leitura expressiva de contos curtos para a infância.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORAS: ISABEL FERNANDES PINTO Isabel Fernandes Pinto é Licenciada em Arquitetura, pela FAUP e Licenciada em Estudos Teatrais, variante Interpretação, pela ESE-IPP Possui o Título de Especialista na Área do Teatro. É atriz, escritora, encenadora, professora e formadora. Licenciada em Arquitetura pela FAUP e em Estudos Teatrais – Interpretação pela ESMAE-PP, completou a sua formação teatral no Laboratoire de Recherches Théâtrales. Obteve o Título de Especialista pela ESMAE-IPP com a defesa do trabalho desenvolvido no Projeto Faunas – teatro portátil, que dirige desde 2005. Colaborou com a ESE-PP Porto como assistente e professora adjunta. É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Colabora pontualmente com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves e integrou vários projetos como formadora, nomeadamente o projeto de educação pelas artes “Floresta Viva”, promovido pela AFBV. Participou em vários encontros e festivais de promoção da leitura, tais como: Palavras Andarilhas (Beja, 2024); Books and Moves (Alcobaça, 2019); Jornadas Biblioteconómicas (Abrantes, 2015); EncontrArte (Cascais, 2014); entre outros. No teatro, colaborou com os encenadores e companhias: Júnior Sampaio, William Gavião, Thomas Bakk, João Mota, Rogério de Carvalho, Lee Beagley, Fernando Mora Ramos, José Barbieri, Adam Darius, Rui Spranger, Moncho Rodrigues, Renata Portas, Luciano Amarelo, Jorge Palinhos, Teatro Art’Imagem, Quintas de Leitura, Teatro do Montemuro, Greehm Pulleyn, Andrea Gabilondo. Dirige o projeto Faunas desde 2005, onde escreveu, encenou e interpretou, até o momento, 30 peças de teatro apresentadas um pouco em todo o país, a saber: “O melro e a pomba amarela” (2005); “Os 4 medos do ouriço-cacheiro” (2006); “A viagem de Amsel” (2007); “Uma casa de telhado para o chão” (2005); “Contos com contas” (2006); “O piquenique de D. Porca” (2007); “Heróis pequeninos” (2008); “Dividir para reinar” (2008); “Os Miaus” (texto de Sara Rodrigues, encomenda Leya-ASA, 2007); “Auto da Barca do Castigo” (texto de Sara Rodrigues, encomenda Leya-ASA, 2008); “Frey Livrinho de Sousa” (texto de Sara Rodrigues, encomenda Leya-ASA, 2009); “O Pirata Versejador” (2009); “Fiandeira” (2011); “A história do pescador que deixou o coração atrás da porta e dos peixes que choveram ” (2010); Minérios (2012); "Azucrinadores" (2015); "Nascer" (2017); “Nascer - 1ª infância” (2017); “Flor renascida do composto caseiro” (encomenda da LIPOR, 2016); “Resíduos Verdes” (encomenda da LIPOR, 2019); “Dê valor àquilo que tem” (encomenda da Resíduos do Nordeste, 2017); “A Noiva do Mar” (encomenda do CEA-Esposende, 2016); “Histórias de animais para outros que tais ” (2005); “A Bruxa Candidinha” (2014); “Clarinha e a Fonte de Tempo” (encomenda do CEA-Esposende, 2019); “O Pisco-de-peito-ruivo” (encomenda da Fundação de Serralves, 2019); “História de um Muro” (com apoio DGArtes-MC, 2021); “A cerejeira de Alberto” (com apoio do MIEC – CM Santo Tirso); “Uma e Outra – vizinhas discutem à janela o porta-a-porta que as cansa” (encomenda da MaiAmbiente, 2022); “Moenda” (leitura encenada, 2022). Encenou espetáculos com amadores e comunidades locais, tais como: “Lavandaria” (Centro Cultural de Campo, 2003); “Sarau Aberto - Memórias da Escola” (Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, 2010); “Sarau Aberto - Memórias de Namoro” (Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, 2011); “Manuel” (Teatro Aveirense, 2014) e “Bem Comum” (Teatro Helena Sá e Costa, Porto, 2022). No cinema, colaborou com a Universidade Católica Portuguesa (Escola das Artes, Porto), Pedro Barbosa, Flávio Pires, Cimbalino Filmes, ESAP, Tiago Nobre, Cineclube de Avanca, Filmógrafo, Nuno Rocha e Joaquim Pavão. Fez ainda filmes de publicidade interna para a IT Sector, Vodafone e Well’s. Integrou o elenco do filme “Berço de Pedra” (2005), de Nuno Rocha, galardoado com o Prémio para Melhor Elenco “ALEXIS DAMIANOS” no Festival de Naoussa, Grécia (2006). Protagonizou o filme "Antes que a noite venha – Falas de Antígona”, de Joaquim Pavão, indicado para o prémio de melhor curta-metragem nos prêmios Sophia 2018. Com este filme, no papel de Antígona, arrecadou os prémios de melhor atriz no Red Carpet New York Awards 2018, melhor atriz no European Cinematography Awards, agosto/2018 e melhor atriz no Vegas Movies Awards 2019. É atriz e coautora do argumento em "Sonhos”, do projeto cinematográfico “Sculp", realizado por Joaquim Pavão. Participou também no projeto audiovidual “Dentre”, dirigido pelo mesmo realizador. É autora de livros de contos, nomeadamente: “A ovelha que fazia múuu” (Porto Editora, 2011); “Padaria” (Fugir do Medo, 2015), “Floresta Viva - 5 contos minúsculos” (AFBV, 2019) e “História de um muro” (Fugir do Medo, 2022). É cofundadora da Associação Cultural Fugir do Medo (2013). PAULA CORREIA (Formadora Interna) Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios: A31 Expressões (Dramática); C05 Didáticas Específicas (Filosofia) e C19 Organização de Bibliotecas Escolares. Professora de Filosofia no ensino secundário, possui a licenciatura em Filosofia, uma pós-graduação e um mestrado em Ciências Documentais. Trabalha atualmente como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), sendo responsável pela coordenação de bibliotecas escolares em 6 concelhos do Algarve e 1 do Alentejo Litoral. É co-autora do “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” e acompanha, desde 2012, a sua implementação, a nível nacional, no âmbito de um grupo de trabalho criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Participa, desde 2019, no grupo “Brigada estamos on com as escolas” que tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
Início: 17-05-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: ACD18/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos - Júlio Dantas