319

Animação 2D (com Adobe Photoshop) e Ilustração 3D (com Blender) turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração nasceu da iniciativa da Associação MUSEU ZERO, em parceria com o CFAE Rui Grácio. Com esta ACD pretende-se que os participantes conheçam e aprendam, de forma introdutória, a utilizar algumas ferramentas de software de desenho 3D e 2D e princípios artísticos da ilustração, utilizando tecnologias que cruzam o desenho 3D com o desenho 2D, permitindo criar composições com elementos e recursos diversificados como, também, algumas técnicas e tecnologias da animação digital 2D, abordando o desenho frame a frame e a animação por keyframes.

Destinatários

Prioridade aos GR 240; 550; 600. Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Animação Digital 2D: - Identificar as potencialidades e as limitações da animação 2D - Utilizar ferramentas digitais para a preparação e prefiguração de imagens animadas 2D - Criar e produzir uma animação digital 2D Ilustração 3D – Blender: - Criar uma peça de arte conceptual que nos ajudará a explorar um mundo desconhecido. - Utilizar referências da paisagem do real quotidiano e acrescentar outros elementos futuristas que criarão um mundo imaginado por cada indivíduo.

Conteúdos

Animação Digital 2D: Adobe Photoshop para animação 2D Potencialidades e Limites Criação de camadas (layers) Criação de imagens chave Controlo da cadência da animação Linha do tempo (Timeline) Prática de animação digital 2D - Breve projeto individual Ilustração 3D – Blender: Blender e Adobe Photoshop Texturas Modelos Iluminação Correção de cor Pós-Processamento

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Método expositivo (Enquadramento temático e conceitos) Componente prática com base na seguinte metodologia: Método prático (Saber-Fazer)

Modelo

A ação será avaliada mediante presença nas duas sessões e demonstração de projetos individuais (saber-fazer) sobre as temáticas abordadas e com recurso aos respetivos softwares utilizados durante as respetivas ações de formação.

Observações

FORMADOR JORGE ALEXANDRE PEREIRA MESTRADO EM: Sistemas e Media Interativos, pela ESMAD, Escola Superior de Media Artes e Design DOUTORAMENTO EM: Arte Multimédia (doutorando, desde 2023), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa OUTRAS HABILITAÇÕES: Diploma de estudos completos em Fotografia, pelo Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual (1998-2002) Jorge Alexandre Pereira, mantém grande ligação ao campo das artes visuais, enquanto profissional e autor, desde 2002. Fortaleceu o seu currículo académico, mais recentemente, com a obtenção do grau de mestre em Sistemas e Media Interativos. Conta com vasta experiência, desde 2013, como formador/professor da componente técnica nos cursos profissionais da área dos audiovisuais e multimédia e, atualmente, leciona nos cursos de Desenho Digital, Fotografia e Multimédia. Paralelamente, mantém atividade artística e de investigação no campo da interatividade e comunicação visual, estando a frequentar o 2ºano do doutoramento em Belas-Artes, iniciado no ano letivo 2023-24, na especialidade de Arte Multimédia.

Formador

Jorge Alexandre Martins Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-06-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 26-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 25-06-2025
Fim: 26-06-2025
Acreditação: ACD19/24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Dr. Rui Grácio

INSCREVER-ME