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Avaliar para aprender: construção de instrumentos de avaliação turma 1

Apresentação

A qualidade da avaliação das aprendizagens é assegurada pela validade dos instrumentos de avaliação utilizados e pela fiabilidade do processo de classificação. A avaliação, enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, constitui um meio privilegiado para a obtenção de informações que permitem regular, orientar e certificar as diversas aprendizagens realizadas pelos alunos ao longo do seu percurso escolar. Tendo em conta a missão do IAVE, I.P., a necessidade de qualificação técnica dos professores em matéria de avaliação e a carência de formação neste domínio levam este Instituto a assumir o compromisso de alargar a divulgação de técnicas e instrumentos de avaliação junto dos professores dos ensinos básico e secundário. É esta uma forma de promover uma reflexão alargada sobre conceitos fundamentais neste âmbito, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem. Assim, no âmbito dos objetivos estratégicos constantes do seu Plano de Atividades, o IAVE, I.P., pretende desenvolver formação especializada no domínio da avaliação, com a finalidade de promover elevados níveis de qualidade técnico-pedagógica na produção de instrumentos de avaliação e de fiabilidade no processo de classificação de provas ou testes, contribuindo para melhorar as práticas avaliativas dos professores. Neste sentido, propõe-se a acreditação desta ação de formação para professores dos ensinos básico e secundário.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Refletir sobre questões de avaliação. Conhecer e aplicar as regras de construção de materiais de suporte à construção de provas ou testes. Conhecer e aplicar as regras de construção de instrumentos de avaliação de tipologia variada, adequada ao objeto e objetivo da avaliação, que permitam obter informações válidas e fiáveis. Conhecer e aplicar as regras de construção dos critérios de classificação, em função de itens específicos. Conhecer e aplicar noções básicas de psicometria com vista à análise dos resultados.

Conteúdos

1. Missão do IAVE, I.P., no contexto da formação de professores; organização, desenvolvimento e avaliação da ação – 1 hora 2. Clarificação de conceitos – 3 horas Conceito de avaliação Componentes de um sistema de avaliação e sua articulação Dimensão formativa e sumativa da avaliação Qualidade técnica da avaliação: validade e fiabilidade Dos documentos orientadores ao referencial 3. Instrumentos de suporte à construção de testes e itens – 3 horas Do referencial às matrizes Estrutura do teste: teste, número de itens, tipologia de itens Construção da matriz de um teste Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos 4. Construção de itens de diferente tipologia (4 horas) Regras de construção de itens de acordo com a sua tipologia Análise de itens, tendo em conta regras e recomendações para a sua construção Construção de itens de diferentes formatos 5. Itens e critérios de classificação (3 horas) Construção de itens de diferentes formatos (continuação) Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos Regras de construção de critérios Tipos de critérios em função do objeto e do objetivo da avaliação 6. Itens e critérios de classificação (4 horas) Análise de critérios, tendo em conta as recomendações para a sua construção Elaboração de critérios específicos de classificação para os itens produzidos Distribuição das cotações dos itens num teste Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos nas duas últimas sessões 7. Análise e interpretação de resultados (3 horas) Construção de uma grelha de classificação de respostas a um teste Noções de psicometria: índices de dificuldade e de discriminação dos itens Validade e fiabilidade O papel do erro na análise e interpretação dos resultados 8. Reflexão sobre os trabalhos produzidos e avaliação da ação (4 horas) Preenchimento do questionário de avaliação da ação

Metodologias

Apresentações teóricas em suporte multimédia Trabalho prático, em pequenos grupos, com apresentação e reflexão conjunta Utilização da plataforma Moodle enquanto veículo de comunicação

Avaliação

Como produto final, os formandos têm de elaborar: Uma matriz de prova Itens de tipologia variada, suportados na matriz da prova Critérios de classificação adequados aos itens construídos Um relatório individual de reflexão crítica sobre a ação A avaliação dos formandos resulta da classificação obtida no produto final e da participação nas atividades de discussão. A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, assentando a avaliação qualitativa, conforme despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e de acordo com o nº 2 do artigo 46 do ECD (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro), na seguinte escala: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores. É obrigatória a frequência de dois terços do total das 25 horas de formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário online. O formador elaborará um relatório de avaliação da formação.

Bibliografia

Brookhart, S. (2013). How to create and use rubrics. Alexandria (USA ): ASCDMiller, M., Linn, R. & Gronlund, N. (2009). Measurement and Assessment in Teaching (10th edition). New Jersey: PearsonStufflebeam, D., & Shinkfield, A. (2007). Evaluation Theory, Models & Applications. S. Francisco: Jossey-Bass.Webb, L. (2006) “Web Alignment Tool” 24 July 2005. Wisconsin Center of Educational Research. University of Wisconsin-Madison. http://www.wcer.wisc.edu/WAT/index.aspxWiggins, G. (1998). Educative Assessment: Designing Assessments to Inform and Improve Student Performance. EUA: Jossey-Bass.

Observações

FORMADORA ROSA NOGUEIRA Doutoramento em Ciências da Educação (2011) e Postdoctoral Researcher (2012) na Especialidade de Administração e Política Educacional - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Mestrado em Educação na Especialidade do Ensino Superior e Gestão Universitária (1997) - UNAMA/PUC-SP (Brasil); Licenciatura em Pedagogia (1987) - FICOM (Brasil); Pós-Graduação em Planeamento, Supervisão e Avaliação (1988) - FICOM (Brasil); Pós-Graduação em Psicologia Escolar (1990) - UFMG/PRESP (Brasil); Micro Credencial (4ECTS) em “Docência Digital em Rede”- Universidade Aberta - Portugal (2022); Pós-Graduação em Docencia Online y Competencias Digitales Docentes (2020) - Universidad Europea de Madrid. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos, ressalto os trabalhos: World Bank Consultant em Conceção de Modelos e Planos de Formação "Projeto Educação de Qualidade para Todos"; Perita Sénior Externa em Educação (CESO Development Consultants - União Europeia); Perita Avaliadora do Programa Erasmus+; Perita Externa do Ministério da Educação - Programa TEIP (DGE/ME); Coordenadora Pedagógica do Projeto para a Redução da Brecha Educativa, Social e Tecnológica - Escola Digital” (Fundación de La Universidad Europea); Formadora do “Projeto Educação Inclusiva”(DGE.MEC.PT); Formadora do “Projeto MAIA - Práticas de Avaliação Pedagógica nas Escolas”(DGE.MEC.PT); Embaixadora do “Programa INCLUD-ED” (DGE.MEC.PT/CREA); Formadora do “Programa de Flexibilização e Integração Curricular” (DGE.MEC.PT); Formadora Acreditada pelo CCPFC/IEFP, com vasta experiência na formação contínua de professores; Designer Educacional de Cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação lato sensu em Educação Online, presenciais ou híbridos desde 2019; Experiência na dinamização e ministração de Unidades Curriculares com inclusão de ambientes virtuais de aprendizagem no âmbito do EAD desde 2001 na área da Educação (Universidade da Amazónia (Brasil) / Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul (Almada) / Universidade Europeia / Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua-CCPFC), tendo formação complementar em “Conceção e desenvolvimento de material didático para Educação a Distância”- UNED-Espanha (2001); Formação no uso de ferramentas de ensino online, especificamente na formação de nível avançado de utilização das plataformas Moodle/LMS e ferramentas virtuais versáteis e interativas. Paralelamente, tem desenvolvido investigação na área da Educação, com publicação de artigos, capítulos de livros, publicações em revistas e atas com arbitragem científica e participação em conferências nacionais e internacionais; Reviewer de artigos submetidos a revistas científicas nacionais e internacionais; Consultora em Educação, bem como Docente Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dentre outras instituições de ensino superior com as quais colaborei como gestora e docente.

Formador

Rosa Helena de Pernambuco Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 25-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 11-10-2025
Fim: 15-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136325/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas

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