Promover a Inteligência Emocional na Escola - da teoria à prática I turma 1
Apresentação
A presente ação de formação atribui um certificado de 6 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da docência, tendo os formandos que cumprir 100% de assiduidade. A ação nasceu de uma parceria estabelecida entre o CFAE Rui Grácio e o AE Gil Eanes, no âmbito do projeto Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods" e pretende sensibilizar os docentes para o papel central das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Reconhecendo que aprender é, em grande medida, um processo emocional, torna-se essencial refletir sobre como favorecer e promover ambientes de sala de aula emocionalmente positivos, seguros e motivadores, que potenciem o sucesso e o bem-estar. A formação propõe ainda refletir sobre estratégias que os professores podem colocar em prática para desenvolver a sua própria inteligência emocional, fortalecendo a capacidade de gerir emoções, comunicar de forma empática e criar um clima de aprendizagem seguro e positivo. Neste contexto, serão também apresentadas ferramentas e recursos práticos que permitam aos educadores integrar a inteligência emocional nas suas práticas pedagógicas e no quotidiano escolar, contribuindo para um ensino mais humano, cooperativo e eficaz. Existe uma carência significativa de formação contínua que capacite os docentes para a integração da dimensão emocional na prática pedagógica, transversalmente às diferentes áreas disciplinares. Tem vindo a ser cada vez mais reconhecida a importância da Inteligência Emocional como uma das áreas essenciais ao desempenho das funções docentes, não só no que se refere à gestão de sala de aula e de conhecimentos, como também na promoção de competências sociais e emocionais, e ainda na facilitação de ambientes de aprendizagem mais positivos e inclusivos, com enfoque na qualidade da relação professor-aluno.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial; Técnicos Especializados (Psicólogos, Educadores Sociais, Mediadores Linguísticos, etc.)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilizar-se para a importância da Inteligência Emocional no contexto escolar e educativo. Compreender os principais modelos teóricos e conceitos fundamentais da Inteligência Emocional, reconhecendo o seu contributo para o desenvolvimento humano. Analisar o impacto da Inteligência Emocional no desenvolvimento pessoal, relacional e no bem-estar de alunos e professores. Reconhecer a aprendizagem como um processo simultaneamente educativo e emocional, refletindo sobre a influência das emoções no desempenho escolar e na motivação. Refletir sobre o papel da escola e do professor na criação de contextos que favoreçam o equilíbrio emocional e o sucesso educativo.
Conteúdos
A Inteligência Emocional e a sua importância no contexto escolar: - Principais modelos teóricos e conceitos fundamentais; - O impacto da IE no desenvolvimento pessoal e no bem-estar; - Compreender a aprendizagem como um processo educativo e emocional. BIBLIOGRAFIA: Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates. Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). What is Emotional Intelligence? In P. Salovey & D. Sluyter (Eds.), Emotional Development and Emotional Intelligence. Bisquerra, R. (2009). Educação emocional e competências para a vida. Porto: ASA. Fernández-Berrocal, P., & Extremera, N. (2006). La Inteligencia Emocional en el contexto educativo. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa. UNESCO (2021). Social and Emotional Learning: A Framework for Educational Policy and Practice.
Metodologias
Componente teórica: Exposição dialogada com recurso a suportes audiovisuais (apresentações, vídeos, estudos de caso) que ilustram os principais conceitos da Inteligência Emocional. Serão apresentados modelos teóricos relevantes (como os de Daniel Goleman e Mayer & Salovey), com espaço para debate e reflexão conjunta sobre a aplicabilidade no contexto escolar. Componente prática: Dinâmicas de grupo, role-play, análise de situações reais e exercícios de autorreflexão. Os participantes serão convidados a partilhar experiências, identificar estratégias emocionais eficazes e construir em conjunto um conjunto de boas práticas para promover ambientes emocionalmente positivos nas suas salas de aula.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORES RITA GUAPO Rita Guapo trabalha como psicóloga escolar desde 2005, desenvolvendo atividade formativa com pais, professores e assistentes operacionais desde então, fundamentalmente nos domínios da Educação Socioemocional, da Educação para a Cidadania e da Psicologia e Disciplina Positiva. É psicóloga especialista em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação, com Mestrado em Psicologia da Educação e certificação internacional do âmbito da Disciplina Positiva. Tem também uma pós-graduação em Parentalidade Positiva. MÁRIO GUEDES Mário Guedes é membro da Comissão Pedagógica do CFAE Rui Grácio e coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods". Mário Guedes é formador experiente de didáticas específicas e de TIC. Tem experiência na formação inicial de professores e na implementação de projetos nacionais e internacionais de desenvolvimento profissional dos professores. Coordenou e participou em inúmeros projetos Comenius e Erasmus (desde 1998) e desempenhou durante seis anos as funções de Embaixador eTwinning para a região do Algarve (2017-2023). É coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação". É Mestre em Ciências da Educação (Informática Educacional), o que lhe permite assegurar os aspetos tecnológicos de várias ações de formação em regime e-learning, o uso de ferramentas digitais na formação e o apoio aos formandos para a produção de conteúdos em diferentes suportes digitais. PATRÍCIA ALMEIDA Patrícia Almeida é licenciada em Educação Social com especializações na área da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e nas Práticas Artísticas para a Inclusão Social. Atualmente, é Educadora Social na EB das Naus, Lagos, onde se dedica a projetos de mediação de conflitos, mediação familiar e mediação artística. Coordena o Gabinete de Mediação da escola, onde é responsável pela formação da equipa de professores nesta área. Foi subcoordenadora e especialista do projeto Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação", estando envolvida na implementação de atividades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores na área da mediação de conflitos. É subcoordenadora e especialista do projeto Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods", estando envolvida na implementação de atividades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores nesta temática.
Formador
Mário Miguel Pereira Guedes
Patrícia Alexandra Henriques Almeida
Rita Diogo de Almeida Guapo
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-11-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 08-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |