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Promover a Inteligência Emocional na escola - da teoria à prática II turma 1

Apresentação

Esta ação de formação é obrigatoriamente sequencial da ACD "Promover a Inteligência Emocional na escola - da teoria à prática I". Só poderão ser admitidos docentes que tenham concluído esta primeira ação de formação. A ação de formação nasceu de uma parceria estabelecida entre o CFAE Rui Grácio e o AE Gil Eanes, no âmbito do projeto Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods" e pretende sensibilizar os docentes para o papel central das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Reconhecendo que aprender é, em grande medida, um processo emocional, torna-se essencial refletir sobre como favorecer e promover ambientes de sala de aula emocionalmente positivos, seguros e motivadores, que potenciem o sucesso e o bem-estar. A formação propõe, ainda, refletir sobre estratégias que os professores podem colocar em prática para desenvolver a sua própria inteligência emocional, fortalecendo a capacidade de gerir emoções, comunicar de forma empática e criar um clima de aprendizagem seguro e positivo. Neste contexto, serão também apresentadas ferramentas e recursos práticos que permitam aos educadores integrar a inteligência emocional nas suas práticas pedagógicas e no quotidiano escolar, contribuindo para um ensino mais humano, cooperativo e eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial; Técnicos especializados (Psicólogos, Educadores Sociais, Mediadores Linguísticos, etc).

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Identificar estratégias que promovam a IE nos professores; - Explorar estratégias práticas para desenvolver a IE nos alunos; - Explorar ferramentas e recursos práticos para a promoção da IE em sala de aula e/ou em outras ações educativas.

Conteúdos

Estratégias e ferramentas para potenciar a própria Inteligência Emocional do professor; Planificação de aulas que integrem a IE e a sua aplicação ao ensino de diferentes áreas disciplinares: Ciências Sociais, Literatura, Matemática, Educação Física, Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Expressões Artísticas, etc.; Apresentação de exemplos práticos e recursos aplicáveis ao contexto escolar; Partilha de recursos complementares e leituras recomendadas; Reflexão final e recolha de sugestões. BIBLIOGRAFIA: Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates. Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). What is Emotional Intelligence? In P. Salovey & D. Sluyter (Eds.), Emotional Development and Emotional Intelligence. Bisquerra, R. (2009). Educação emocional e competências para a vida. Porto: ASA. Fernández-Berrocal, P., & Extremera, N. (2006). La Inteligencia Emocional en el contexto educativo. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa. UNESCO (2021). Social and Emotional Learning: A Framework for Educational Policy and Practice.

Metodologias

A ação será dinamizada através de uma abordagem ativa, reflexiva e colaborativa. As metodologias privilegiadas incluem: • Momentos de exploração pessoal, que permitam aos formandos reconhecer e refletir sobre as suas próprias emoções, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação; • Dinâmicas colaborativas (em pequenos grupos), centradas na construção de estratégias pedagógicas que integrem a IE; • Partilha de experiências e boas práticas, promovendo o desenvolvimento profissional entre pares. Os formandos terão ainda acesso a materiais de apoio e recursos pedagógicos digitais através de uma plataforma colaborativa.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

RITA GUAPO Rita Guapo trabalha como psicóloga escolar desde 2005, desenvolvendo atividade formativa com pais, professores e assistentes operacionais desde então, fundamentalmente nos domínios da Educação Socioemocional, da Educação para a Cidadania e da Psicologia e Disciplina Positiva. É psicóloga especialista em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação, com Mestrado em Psicologia da Educação e certificação internacional do âmbito da Disciplina Positiva. Tem também uma pós-graduação em Parentalidade Positiva. MÁRIO GUEDES Mário Guedes é membro da Comissão Pedagógica do CFAE Rui Grácio e coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods". Mário Guedes é formador experiente de didáticas específicas e de TIC. Tem experiência na formação inicial de professores e na implementação de projetos nacionais e internacionais de desenvolvimento profissional dos professores. Coordenou e participou em inúmeros projetos Comenius e Erasmus (desde 1998) e desempenhou durante seis anos as funções de Embaixador eTwinning para a região do Algarve (2017-2023). É coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação". É Mestre em Ciências da Educação (Informática Educacional), o que lhe permite assegurar os aspetos tecnológicos de várias ações de formação em regime e-learning, o uso de ferramentas digitais na formação e o apoio aos formandos para a produção de conteúdos em diferentes suportes digitais. PATRÍCIA ALMEIDA Patrícia Almeida é licenciada em Educação Social com especializações na área da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e nas Práticas Artísticas para a Inclusão Social. Atualmente, é Educadora Social na EB das Naus, Lagos, onde se dedica a projetos de mediação de conflitos, mediação familiar e mediação artística. Coordena o Gabinete de Mediação da escola, onde é responsável pela formação da equipa de professores nesta área. Foi subcoordenadora e especialista do projeto Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação", estando envolvida na implementação de atividades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores na área da mediação de conflitos. É subcoordenadora e especialista do projeto Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods", estando envolvida na implementação de atividades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores nesta temática.

Formador

Mário Miguel Pereira Guedes

Patrícia Alexandra Henriques Almeida

Rita Diogo de Almeida Guapo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 22-11-2025
Fim: 27-11-2025
Acreditação: ACD9/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas e Moodle do CFAE Rui Grácio

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