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Emergência da IA na formação de professores - discussão para a construção de um referencial turma 1

Apresentação

A emergência da Inteligência Artificial Generativa (GenIA) está a transformar profundamente os modos de ensinar e aprender, alterando as condições epistemológicas, sociais e profissionais da educação. Neste contexto, a formação de professores enfrenta um duplo desafio: por um lado, a necessidade de superar práticas baseadas em padrões rígidos, frequentemente reduzidos a indicadores e procedimentos fragmentários; por outro, a urgência de integrar criticamente as potencialidades da IA, preservando a centralidade do humano no processo educativo. O Manifesto TE_REG – Formação de Professores Regenerada surge como um documento orientador europeu que propõe uma visão integrada, holística e prospectiva da formação docente. Nele se defendem princípios de uma educação de qualidade, a valorização de disposições para a docência em vez da mera ênfase em competências, e um horizonte regenerativo que articula inovação tecnológica, ética, inclusão e sustentabilidade. No contexto português, esta discussão é particularmente relevante, dado o déficit generalizado de literacia em IA entre professores, aliado a uma pressão crescente para responder às mudanças que a tecnologia impõe às práticas pedagógicas, às prioridades curriculares e aos modos de avaliação. Assim, torna-se imperativo abrir espaços de reflexão, debate e cocriação entre diferentes atores educativos (formadores, direções escolares, lideranças intermédias, equipa PADDE e professores), de modo a contextualizar o Manifesto às especificidades do sistema educativo nacional. A presente Ação de Curta Duração, com a duração de 3 horas, justifica-se como um primeiro momento estruturado de apropriação e adaptação do Manifesto TE_REG ao contexto português. Pretende-se para os participantes: - conhecer os princípios e disposições fundamentais do Manifesto; - debater a sua pertinência para a realidade educativa nacional; - avaliar a sua aplicabilidade nas escolas associadas ao CFAE Dr. Rui Grácio; - cocriar contributos para um referencial interno que seja orientador nas práticas de docência, no futuro próximo. Em síntese, esta ação pretende promover uma literacia crítica em IA no seio da comunidade educativa, mobilizar a reflexão sobre práticas regenerativas na formação de professores e fomentar uma apropriação coletiva e situada de um documento europeu que pode orientar, inspirar e transformar o desenvolvimento profissional docente em Portugal.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Formadores de professores e líderes: Direção AE; DT; CD, Coord. grupo docência; equipa PADDE, coord. LED e outros

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender os princípios e disposições do Manifesto TE_REG. - Refletir sobre os desafios e oportunidades da (Gen)IA no contexto educativo português. - Avaliar a adequação do Manifesto a um Referencial Interno. - Co-construir contributos para a integração de Referenciais nas escolas do CFAE Dr. Rui Grácio.

Conteúdos

O Projeto Erasmus+ TE_REG e o Manifesto. Desafios da formação de professores na era da IA. Urgência da literacia docente em IA. O papel transformador da IA no ensino e na aprendizagem. Redefinição de papéis entre professor e IA. Ética, equidade e responsabilidade no uso da IA. Disposições Essenciais (Colaboração, Contextualização, Design, Atuação, Investigação) Equilíbrio entre estrutura e autonomia. Literacia em IA para professores e alunos. Inclusão, diversidade e práticas de avaliação futuras. Cultura colaborativa e sustentável. Contextualização em Portugal (coerência entre discurso e prática, inovação a partir das escolas, redes e alianças institucionais). Construção de um Referencial Interno.

Metodologias

Exposição dialogada: - Breves apresentações introdutórias do Manifesto e seus eixos-chave. - Contextualização da IA na educação portuguesa. Reflexão individual: - Registo de palavras-chave, ideias fortes e dificuldades de aplicação. - Identificação de desafios pessoais/profissionais (Mentimeter ou Post-it) Trabalho colaborativo em grupos temáticos: - Discussão orientada sobre eixos do Manifesto. - Produção de sínteses (Padlet). Debate em plenário - Apresentação das conclusões dos grupos. - Debate orientado com questões norteadoras. Cocriação coletiva - Consolidação das ideias para um Referencial Interno. - Compromisso individual: cada participante leva uma ideia para a sua escola. Avaliação participada - Questionário rápido ou dinâmica de “semáforo” (verde/amarelo/vermelho). - Feedback final em plenário

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Anexo(s)

MANIFESTO

Observações

FORMADORAS ANA CRISTINA MADEIRA Ana Cristina Madeira é Diretora do Centro de Formação Dr. Rui Grácio desde 1993 (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Concluiu a profissionalização em Educação, pela Universidade do Algarve. Concluiu a parte curricular do Doutoramento em Ciências da Educação, pela Universidade de Sevilha, na especialidade de "Didáctica y Organización de las Instituciones Educativas". Concluiu a parte curricular do Doutoramento em Educação, na especialidade de "Formação de Professores e Supervisão", no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e é, presentemente, Doutoranda no campo da Inovação Pedagógica. Integra o grupo de Investigação "STudIE" do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi coordenadora europeia de dois projetos de inovação e parceira de vários projetos europeus de formação e inovação educacional no âmbito dos programas Comenius/LLP/ Erasmus+. Na última década, foi investigadora da Universidade Ca' Foscari de Veneza, no âmbito do projecto internacional Europe-Aid “Projetto OMD - Objetivos de Desenvolvimento do Milénio através de geminações escolares Europa-África”; do projeto do Master Universitário 3EMI “Gestão Intercultural e Ambiental das Escolas”; e do Projeto Europeu “Por um Novo Paradigma do Desenvolvimento Sustentável”. Projetou e implementou vários programas de formação contínua de professores com a Unesco de Portugal, a Unesco de Cabo Verde e o Ministério da Educação de Angola. Integra a bolsa de voluntários da ONU e candidatou o Centro de Formação Rui Grácio à rede de Escolas Associadas da Unesco. Responsável em Portugal pelo Projeto Erasmus+ «Teacher Education Regenerated (TE_REG). Beyond Competencies. Rethinking and redesigning teacher education curricula in AI era», cujo coordenador europeu é a Universidade Católica de Louvaina, Bélgica. MARIA DA GLÓRIA PAULA A formadora Maria da Glória Paula concluiu a formação de formadores da DGE em Educação para a Cidadania e Desenvolvimento e tem larga experiência na formação de professores, tendo replicado os vários cursos e oficinas nesse domínio, em vários CFAE. Concluiu a formação de formadores da DGE no domínio da Avaliação Pedagógica e foi formadora nesse domínio nos últimos 5 anos. Foi membro da equipa central do Projeto «Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação» da DGE, coordenado por Domingos Fernandes e Eusébio Machado. É Professora do Grupo 400 – História – no AE Júlio Dantas, em Lagos; Foi representante do CFAE Dr. Rui Grácio para a Autonomia e Flexibilidade Curricular (DGE) durante 4 anos; É Mestre em História Moderna e Doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Formadora certificada nas áreas A39 História/História de Portugal; D04 História das Civilizações; D9I História de África (Séculos XV-XVIII) e D03 Educação para a Cidadania. Presentemente, leciona na Universidade do Algarve em acumulação de funções, sendo professora do curso de Licenciatura e Mestrado em Ensino da História. É membro da equipa do Projeto Erasmus+ «Teacher Education Regenerated (TE_REG). Beyond Competencies. Rethinking and redesigning teacher education curricula in AI era», cujo coordenador europeu é a Universidade Católica de Louvaina, Bélgica. VIOLANTE ROMÃO LICENCIATURA EM ENSINO – Variante de Educação Visual, ESEB, 1991 PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Magister em Creatividade Aplicada, USC, 2001 PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Aprendizagem, UL, ISLA de Santarém, 2025. É Professora desde 1991 de Educação Visual e Educação Tecnológica; Foi Coordenadora de Departamento (AEGE); Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio; Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio (22/25); Assessora Técnico Pedagógica no CFAE Dr. Rui Grácio (2025/26). Formadora acreditada pelo CCPFC desde 2000 nos domínios: Animação de Grupos; Didáticas Específicas; Inovação Educacional; Investigação-Ação e Criatividade Aplicada à Educação. Capacitação de Formadores em Educação Inclusiva pela DGE (2023). É membro da equipa do Projeto Erasmus+ «Teacher Education Regenerated (TE_REG). Beyond Competencies. Rethinking and redesigning teacher education curricula in AI era», cujo coordenador europeu é a Universidade Católica de Louvaina, Bélgica.

Formador

Violante Maria Mira Ferreira Romão

Maria da Glória Carriço de Santana Paula

Ana Cristina Afonso Madeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 06-11-2025
Fim: 06-11-2025
Acreditação: ACD10/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas

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