LED: Aprender com recurso à Modelação e Impressão 3D turma 1
Apresentação
Esta ação de formação de curta duração tem a duração total de 6 horas. A certificação de 6 horas é emitida na dimensão científica e pedagógica dos grupos de docência indicados, o que implica a assiduidade total do formando para poder obter o certificado. Os equipamentos LED estão nas escolas, constituindo um grande investimento em equipamentos tecnológicos. Urge dinamizá-los e explorar todo o seu potencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos e para um ensino adequado à evolução de uma sociedade em constante transformação. Os professores podem: - Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED. - Explorar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. - Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. - Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos. O que é a impressão 3D? A impressão 3D é uma área incontornável das nossas vidas em áreas tão diversas quanto o ensino, a saúde e a indústria. É uma tecnologia inovadora que consiste em imprimir objetos tridimensionais previamente desenhados num computador. Uma impressora 3D possibilita criar qualquer tipo de objeto. Na área educacional, por exemplo, é possível fazer diversos modelos em 3D de itens que são estudados nas mais variadas disciplinas, como Biologia, Geografia, Artes, entre outras. O domínio desta área é uma mais valia para os agentes educativos que formam os cidadãos que irão trabalhar nesses campos. Estar preparado para abrir horizontes aos nossos alunos é uma necessidade incontornável. A impressão 3D chegou à educação para oferecer novas oportunidades de aprimorar e desenvolver a bagagem de conhecimento na sala de aula. Com a impressora 3D, os alunos conseguem manusear e visualizar com mais facilidade o que os professores ensinam, na medida em que experimentam enquanto constroem. Trata-se de uma forma de fortalecer o conhecimento e ao mesmo tempo imprimir peças necessárias ao desenvolvimento humano e social, como por exemplo as próteses na medicina ou objetos para a educação especial. A aplicação desta tecnologia estimula o envolvimento no processo, a adaptação à mudança e a resolução de problemas por parte dos estudantes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Adquirir noções básicas de modelação e impressão 3D; - Conhecer quais as aplicações da impressão 3D no ensino, na ciência, engenharia e outras áreas; - Conhecer os principais parâmetros a definir nos fatiadores para impressões 3D; - Fazer configurações de impressões; - Fazer impressões 3D.
Conteúdos
- O que é a impressão 3D - Tipos de impressão 3D - Aplicações das impressões 3D - Fatiadores para impressão 3D - Impressões 3D
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: Apresentação de software de modelação 3D e de software de impressão 3D (slicers/fatiadores) O que é a impressão 3D, exemplos de impressões, modalidades, áreas de implementação. Falhas mais comuns na impressão 3D – porquê e como resolver. Componente prática com base na seguinte metodologia: Nas atividades práticas, os formandos devem escolher um objeto para imprimir e usar um fatiador para fazer a configuração da impressão 3D. Serão escolhidos alguns modelos para fazer a impressão durante a sessão, de acordo com o tempo disponível para tal.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).
Observações
FORMADORA: HELENA VIEIRA Licenciada em Matemática pela Universidade do Algarve, iniciou a carreira de docente em 1996. Para além das atividades didáticas, exerceu variadas funções de coordenação de estruturas pedagógicas, foi responsável e coordenadora de diversos projetos e promoveu vários concursos escolares. Considera-se uma pessoa versátil e criativa e tem verdadeira paixão pelo ensino e pela aprendizagem. Interessa-se por áreas muito diversificadas como tecnologias, ciências, fotografia, fotogrametria, impressão 3D, escultura, escrita, observação de aves, bricolage e música, entre outras. Tem também uma forte consciência ambiental. Integrou a equipa do Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) entre setembro de 2018 e julho de 2022 onde, como atividade principal, desempenhou o cargo de professora coordenadora da Escola Ciência Viva. Desempenhou ainda outras atividades tais como comunicadora de ciência, responsável pela impressão 3D, professora de Atividades Extra Curriculares de Ciências Experimentais, acompanhamento de visitas às exposições permanentes e temporárias do CCVL, oficinas STE(A)M, participação em diversos projetos científicos e tecnológicos, entre outras. MÁRIO GUEDES Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Italianos. Mestre em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional. Formador acreditado pelo CCPFC em Didática de Português e Tecnologias Educativas. Professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Gil Eanes (Gr 300 Português, a lecionar também italiano). Presentemente, Mário Guedes é membro da Comissão Pedagógica do CFAE Rui Grácio e coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Emotional Intelligence Approach on Teaching Methods". É um formador experiente de didáticas específicas e de TIC. Tem experiência na formação inicial de professores e na implementação de projetos nacionais e internacionais de desenvolvimento profissional dos professores. Coordenou e participou em inúmeros projetos Comenius e Erasmus (desde 1998) e desempenhou durante seis anos as funções de Embaixador eTwinning para a região do Algarve (2017-2023). É coordenador do projeto europeu Erasmus+ "Escolas Inclusivas através da Mediação". É Mestre em Ciências da Educação (Informática Educacional), o que lhe permite assegurar os aspetos tecnológicos de várias ações de formação em regime e-learning, o uso de ferramentas digitais na formação e o apoio aos formandos para a produção de conteúdos em diferentes suportes digitais.
Formador
Maria Helena de Jesus Luís Vieira
Mário Miguel Pereira Guedes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |