Primeiros Socorros na Escola turma 1
Apresentação
A escola é hoje um espaço multicultural, correspondendendo numa escala mais reduzida à sociedade em geral. Assim, torna-se necessário que existam recursos humanos com qualificação adequada para actuar em situações de emergência, considerando que na maioria dos casos o tempo de intervenção é sempre escasso. Não podemos nem devemos limitar-nos à possibilidade de se fazer uma chamada para o INEM e esperar que uma equipa mais diferenciada surja para resolver situações que muitas vezes não são efectivamente emergências, onde não existe risco de vida para a vítima, ou que por atraso e desconhecimento se coloque realmente a vida de um aluno em risco. Nestes termos a qualificação do pessoal não docente torna-se essencial para uma resposta adequada. Os conhecimentos e competências que se propõem nesta ação são essenciais ao desempenho profissional do pessoal não docente. É uma exigência da escola actual e acima de tudo a expectativa de qualquer encarregado de educação, o qual naturalmente espera que a escola seja segura, que em caso de necessidade esta tenha os recursos necessários a uma rápida intervenção adequada aos problemas que a desencadearam.
Destinatários
Pessoal não docente: assistentes técnicos e assistentes operacionais.
Objetivos
No final da acção os formandos deverão: - conhecer e aplicar o SIEM e o plano de emergência da escola; - conhecer e executar os mecanismos de alerta e socorro necessários; - saber identificar os problemas de saúde que surjam nos diversos utentes da escola; - saber as etapas do exame de uma vítima e agir de acordo com os seus sintomas; - saber executar as manobras de reanimação e desobstrução da via aérea; - saber prestar os primeiros socorros nas situações relacionadas com trauma, intoxicações, lesões tecidulares, fracturas, queimaduras, hemorragias, asma, convulsões, diabetes, etc; - conhecer as diversas abordagens na prestação do socorro: adulto e pediátrica; - saber usar os meios de combate a incêndio da escola;- conhecer os cuidados pessoais a ter quando intervir numa situação de socorro.
Conteúdos
Prevê-se - O SIEM e o plano de emergência da escola; - Mecanismos de alerta e socorro necessários; - Problemas de saúde que surjam nos diversos utentes da escola; - Etapas do exame de uma vítima e ação de acordo com os seus sintomas; - Manobras de reanimação e desobstrução da via aérea; - Primeiros socorros nas situações relacionadas com trauma, intoxicações, lesões tecidulares, fracturas, queimaduras, hemorragias, etc; - Diversas abordagens na prestação do socorro: adulto e pediátrica; - Meios de combate a incêndio da escola; - Cuidados pessoais a ter numa situação de socorro. Previsão - 5 sessões de 3 horas (1 teórica e 2 práticas)
Metodologias
Sessões teórico-práticas e práticas simuladas com equipamentos e materiais de primeiros socorros.
Avaliação
Avaliação qualitativa e quantitativa. Ponderação da participação: 40 Ponderação da assiduidade: 10 Ponderação de testes/trabalhos escritos: 50
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Relatório final do formador: Relatório anual da entidade formadora.
Bibliografia
Manual de TAT, INEM, versão 2012
Observações
FORMADOR PAULO MENEGUCCI
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |