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Primeiros Socorros na Escola turma 1

Apresentação

A escola é hoje um espaço multicultural, correspondendendo numa escala mais reduzida à sociedade em geral. Assim, torna-se necessário que existam recursos humanos com qualificação adequada para actuar em situações de emergência, considerando que na maioria dos casos o tempo de intervenção é sempre escasso. Não podemos nem devemos limitar-nos à possibilidade de se fazer uma chamada para o INEM e esperar que uma equipa mais diferenciada surja para resolver situações que muitas vezes não são efectivamente emergências, onde não existe risco de vida para a vítima, ou que por atraso e desconhecimento se coloque realmente a vida de um aluno em risco. Nestes termos a qualificação do pessoal não docente torna-se essencial para uma resposta adequada. Os conhecimentos e competências que se propõem nesta ação são essenciais ao desempenho profissional do pessoal não docente. É uma exigência da escola actual e acima de tudo a expectativa de qualquer encarregado de educação, o qual naturalmente espera que a escola seja segura, que em caso de necessidade esta tenha os recursos necessários a uma rápida intervenção adequada aos problemas que a desencadearam.

Destinatários

Pessoal não docente: assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Objetivos

No final da acção os formandos deverão: - conhecer e aplicar o SIEM e o plano de emergência da escola; - conhecer e executar os mecanismos de alerta e socorro necessários; - saber identificar os problemas de saúde que surjam nos diversos utentes da escola; - saber as etapas do exame de uma vítima e agir de acordo com os seus sintomas; - saber executar as manobras de reanimação e desobstrução da via aérea; - saber prestar os primeiros socorros nas situações relacionadas com trauma, intoxicações, lesões tecidulares, fracturas, queimaduras, hemorragias, asma, convulsões, diabetes, etc; - conhecer as diversas abordagens na prestação do socorro: adulto e pediátrica; - saber usar os meios de combate a incêndio da escola;- conhecer os cuidados pessoais a ter quando intervir numa situação de socorro.

Conteúdos

Prevê-se - O SIEM e o plano de emergência da escola; - Mecanismos de alerta e socorro necessários; - Problemas de saúde que surjam nos diversos utentes da escola; - Etapas do exame de uma vítima e ação de acordo com os seus sintomas; - Manobras de reanimação e desobstrução da via aérea; - Primeiros socorros nas situações relacionadas com trauma, intoxicações, lesões tecidulares, fracturas, queimaduras, hemorragias, etc; - Diversas abordagens na prestação do socorro: adulto e pediátrica; - Meios de combate a incêndio da escola; - Cuidados pessoais a ter numa situação de socorro. Previsão - 5 sessões de 3 horas (1 teórica e 2 práticas)

Metodologias

Sessões teórico-práticas e práticas simuladas com equipamentos e materiais de primeiros socorros.

Avaliação

Avaliação qualitativa e quantitativa. Ponderação da participação: 40 Ponderação da assiduidade: 10 Ponderação de testes/trabalhos escritos: 50

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Relatório final do formador: Relatório anual da entidade formadora.

Bibliografia

Manual de TAT, INEM, versão 2012

Observações

FORMADOR PAULO MENEGUCCI

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-11-2025 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 18-11-2025 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
3 25-11-2025 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
4 02-12-2025 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
5 09-12-2025 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 11-11-2025
Fim: 09-12-2025
Acreditação: DGAE/1209/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: JD C0.3

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